FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 08 Mar 2017

Autarquia de Arcos de Valdevez apoia projeto de terapias assistidas por animais

Com o objetivo de melhorar a qualidade de vida de pessoas com necessidades especiais, a Câmara Municipal de Arcos de Valdevez está a apoiar um […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

Com o objetivo de melhorar a qualidade de vida de pessoas com necessidades especiais, a Câmara Municipal de Arcos de Valdevez está a apoiar um projeto de terapias assistidas por animais. Tendo em conta os benefícios dos animais como recurso terapêutico em Centros Educativos, o executivo arcuense juntou-se a um projeto promovido pela Associação de Resgate do Norte/DTC, denominado “DOGS TRAINING CONCEPT”, que tem como missão o desenvolvimento de atividades que visam a melhoria da qualidade de vida de crianças/adultos com necessidades especiais, a partir de uma ação lúdica, motivacional e educativa.

Estas ações prolongam-se até junho e nelas participam os utentes da APPACDM de Ponte da Barca e do Centro de Atividades Ocupacionais (CAO) da Santa Casa da Misericórdia de Arcos de Valdevez.

Com a presença do animal, as pessoas mostram-se muito mais motivadas e disponíveis para as atividades pedagógicas e terapêuticas propostas, o que resulta num passo importante para a promoção da socialização, o afastamento da solidão, da ansiedade, do stress e da depressão. Promovem-se também aumentos da autoestima e a autoconfiança, melhorias na saúde física, psicológica e emocional, coordenação motora e desenvolvimento da memória dos assistidos. Trabalha-se a coordenação motora e estabiliza-se a frequência cardíaca.

Os animais são catalisadores de comunicação; estimulam a memória e a atenção, não julgam, são afetuosos, mantêm os alunos/participantes ocupados, são um foco de atenção e permitem a estimulação táctil.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts