FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 02 Mar 2017

Entidades juntam-se para retomar produção da laranja de Ermelo

A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez e a Direção Regional de Agricultura do Norte juntaram-se com o objetivo de relançar a produção da laranja […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez e a Direção Regional de Agricultura do Norte juntaram-se com o objetivo de relançar a produção da laranja de Ermelo, citrino típico da aldeia do Soajo, no concelho arcuense. No mês de abril a Direção Regional vai avançar com a caraterização dos pomares de Ermelo e propor medidas para que a produção desta laranja possa ser estimulada.

Explica a autarquia de Arcos de Valdevez que, recentemente, a Ardal reuniu com a Direção Regional de Agricultura e Pescas do Norte e com a Associação de Desenvolvimento Local de Ermelo numa reunião que “teve como principais objetivos a avaliação do estado atual da laranja de Ermelo assim como a necessidade de implementar medidas que visem a regeneração dos pomares, a divulgação e promoção da laranja e o aumento da comercialização para potenciar o escoamento da mesma”.

O executivo liderado por João Manuel Esteves diz que este é um produto “com excelentes qualidades”, pretendendo também “melhorar a sua imagem e aumentar a sua notoriedade”. “Neste encontro ficou acordado que, durante o próximo mês, seja realizado pela Direção Regional de Agricultura um trabalho de caraterização dos pomares, bem como uma proposta intervenção que vise os objetivos acima descritos”, declarou a autarquia.

A ARDAL, juntamente com a Associação de Desenvolvimento Local de Ermelo (ADLE) promoveu, durante vários anos, um projeto de promoção, colheita e distribuição da laranja de Ermelo. A laranja de Ermelo é um produto local de grande qualidade, muito apreciado na região e com grande procura pelos consumidores. Este produto, cuja introdução está ligada ao Mosteiro local e aos monges de Cister, é hoje um ex-libris da freguesia.

A laranja de Ermelo tem como principais características a sua casca fina, a ausência de sementes, o abundante sumo e o tipo de produção, próximo da agricultura biológica.

Com estas medidas pretende-se valorizar, promover e dinamizar a produção e comercialização da laranja de Ermelo, que integra o catálogo mundial de produtos do movimento internacional Slow Food.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts