FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 02 Mar 2017

Europac aumentou lucro em 51% no ano passado

Ao longo do ano de 2016, a empresa Europac obteve um resultado líquido que ascendeu a 48,9 milhões de euros, face aos 32,4 milhões de […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

Ao longo do ano de 2016, a empresa Europac obteve um resultado líquido que ascendeu a 48,9 milhões de euros, face aos 32,4 milhões de euros registados no exercício anterior. O EBITDA consolidado no ano passado atingiu 126,6 milhões de euros, um avanço de 14% em relação a 2015, enquanto a margem de EBITDA aumentou dois pontos percentuais para os 15,8%. O custo financeiro reduziu-se em 37%, passando de 16,6 milhões de euros em 2015 para 10,5 milhões de euros em 2016.

O Conselho de Administração do Grupo Europac (Papeles y Cartones de Europa, S.A.) aprovou as contas correspondentes ao exercício de 2016, que registaram um lucro de 48,9 milhões de euros, uma subida de 51%.

Na Divisão Papel, o incremento do volume de vendas, as melhorias de produtividade e eficiência e o posicionamento em papéis com maior valor acrescentado compensaram a descida dos preços de venda. Na Divisão Packaging, a melhoria dos resultados responde à descida do preço da matéria-prima, juntamente com as melhorias implementadas na operação e nas atividades comerciais.

O custo financeiro, em 2016, reduziu-se em 37%, como consequência da gestão da estrutura financeira e da otimização de custos, naquele que foi o primeiro ano completo de aplicação das condições de financiamento do novo empréstimo sindicado, assinado em julho de 2015 e da diminuição do volume de dívida. Sem o efeito extraordinário positivo da EDIA, a redução do custo financeiro seria de 18%. Após a renovação do financiamento sindicado, subscrito em dezembro de 2016, está prevista uma nova redução do custo financeiro recorrente de 2,0 milhões de euros.

O presidente-executivo do Grupo Europac, José Miguel Isidro, assegura que “estes resultados confirmam a tendência de melhoria registada no ano anterior e a boa evolução do nosso negócio num contexto de mercado adverso, caracterizado pela redução dos preços de venda de papel e da pressão nos preços da matéria-prima”. Em relação à operação, assinalou que “as melhorias internas, registados em 2015 e 2016, vão ter continuidade nos próximos exercícios com o objetivo de cumprir o compromisso da Europac com os seus acionistas e alcançar os objetivos estratégicos definidos no período 2015-2018”.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts