FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 02 Mar 2017

Ministro-adjunto Eduardo Cabrita presente no Dia de Ponte de Lima

Este fim-de-semana o município limiano assinala o Dia de Ponte de Lima e vai contar com a presença do Ministro-adjunto, Eduardo Cabrita. A efeméride assinala […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

Este fim-de-semana o município limiano assinala o Dia de Ponte de Lima e vai contar com a presença do Ministro-adjunto, Eduardo Cabrita. A efeméride assinala a entrega do Foral pela Rainha D. Teresa a Ponte de Lima, no ano de 1125, e as celebrações incluem a inauguração do Centro de Interpretação do Território, que pretende dar resposta a uma necessidade de inventariação e salvaguarda do património imaterial num dos territórios de singular importância do Alto Minho.

O novo espaço de cariz museológico abordará seis grandes temáticas: o trabalho da terra, a produção de linho e a importância do seu resultado na vida da comunidade, o pão, sua produção e enquadramento social, a produção do vinho, o trabalho com os animais na agricultura, sistemas de atrelagem e a relação animal/homem, o pastoreio e a vida nas montanhas. Estes temas abrangem a vida da comunidade minhota, não só na perspetiva económica mas em particular nas suas múltiplas diversidades culturais. O investimento total deste projeto foi de 160 mil euros, tendo sido cofinanciado em 85% pelo Programa Norte 2020.

O novo equipamento municipal será inaugurado oficialmente pelo Ministro-adjunto no sábado, 04 de Março – Dia de Ponte de Lima, numa cerimónia agendada para as 15 horas. Segue-se a Sessão Solene Comemorativa do Dia de Ponte de Lima, no Auditório Municipal, antecedida pela deposição de uma coroa de flores junto à Estátua da Rainha D. Teresa.
Exposição, Concertos filarmónicos, Encontro Concelhio de Bombos, Desfile da tradição, bem como a apresentação do livro, no dia 05 de março, às 15h30 no Largo de Camões “P´ra Que Viva Ponte de Lima! Terra de Tradições”, da autoria de Amândio Amorim de Sousa Vieira, completam o programa das comemorações dos 892 anos da elevação de Ponte de Lima a vila.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts