FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 29 Mar 2017

Ponte de Lima aprova criação de Zona de Intervenção Florestal – ZIF Monte da Nó e Padela

Está nesta fase a ser constituída mais uma Zona de Intervenção Florestal no concelho de Ponte de Lima, denominada ZIF Monte da Nó e Padela. […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

Está nesta fase a ser constituída mais uma Zona de Intervenção Florestal no concelho de Ponte de Lima, denominada ZIF Monte da Nó e Padela. A nova ZIF vai abranger as freguesias de Poiares, Navió e Vitorino de Piães, Ardegão Freixo e Mato, Facha, Vitorino das Donas, Seara, Correlhã, Feitosa, Rebordões de Souto, Rebordões de Santa Maria, Cabaços e Fojo Lobal e Friastelas. Recorde-se que as Zonas de Intervenção Florestal são áreas territoriais contínuas e delimitadas, constituídas maioritariamente por espaços florestais, submetidas a um Plano de Gestão Florestal e a um Plano Específico de Intervenção Florestal e geridas por uma única entidade.

Considerando que a criação destas áreas é importante para a preservação dos espaços florestais do concelho, o município de Ponte de Lima, sendo proprietário de prédios rústicos em algumas destas freguesias juntou-se a este projeto, aderindo a esta ZIF.

A criação de uma ZIF tem como objetivo garantir uma adequada e eficiente gestão dos espaços florestais, com a atribuição concreta de responsabilidades; ultrapassar os bloqueios fundamentais à intervenção florestal, nomeadamente a estrutura da propriedade privada, em particular nas regiões de minifúndio; infraestruturar o território, tornando-o mais resiliente aos incêndios florestais, garantindo a sobrevivência dos investimentos e do património constituído.

As ZIF´s visam ainda concretizar territorialmente as orientações constantes na Estratégia Nacional para as Florestas, nos instrumentos de planeamento de nível superior, como o Plano Nacional de Defesa da Floresta Contra Incêndios, os Planos Regionais de Ordenamento Florestal (PROF), os Planos Diretores Municipais (PDM), os Planos Municipais de Defesa da Floresta Contra Incêndios (PMDFCI), os Planos Especiais de Ordenamento do Território e outros planos que se entendam relevantes.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts