FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 09 Mar 2017

Ponte de Lima dedica evento ao “bicho feio” com IV Feira Gastronómica da Lampreia

Entre os dias 10 e 12 de março o município de Ponte de Lima presta homenagem ao “bicho feio”, com a promoção da IV Feira […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

Entre os dias 10 e 12 de março o município de Ponte de Lima presta homenagem ao “bicho feio”, com a promoção da IV Feira Gastronómica da Lampreia. A Feira Gastronómica da Lampreia acontece na Expolima, assim como nos restaurantes aderentes, e encerra o ciclo de feiras gastronómicas promovidas pela Entidade do Turismo Porto e Norte, e que fazem parte do projeto “Em época Baixa, Ponte de Lima em Alta”. A entrada na feira é livre.

A lampreia pode medir mais de um metro e pesar cerca de dois quilogramas, sendo considerada uma verdadeira iguaria da região do Minho. É nas águas frias do Lima que durante o inverno entra a lampreia, num percurso de correntes e obstáculos, que lhe vão enrijecer a carne, torna-la mais saborosa e conferir o título de exclusividade. A faina decorre na altura em que a espécie volta a entrar nos rios, na direção da nascente, para cumprir a fase de reprodução.

A abertura oficial da feira será na sexta-feira, pelas 18 horas, e inicia logo com animação musical pela rusga “Os amigos de Arcozelo”, e às 19h30 atua Mickael Akordeon.

No sábado, o certame abre portas às 10h00 da manhã, pelas 12h00 haverá arruada pelo “Sol Dourado”, da Alameda de S. João até ao Largo de Camões. Das 14h00 às 20h00, Ponte de Lima estará em direto para todos os portugueses através do programa televisivo “Aqui Portugal”, da RTP1. Às 15h ocorre mais uma arruada, e às 16h inicia-se um showcooking com o chefe Francisco Batista, onde serão confecionados e apresentados o pão de lampreia, alheira de lampreia e folhado de lampreia. Às 19h30, Cláudia Pimenta atuará com fado, e pelas 21h00, Augusto Canário animará a noite até bem perto do fecho.

O último dia de feira começa no domingo, pelas 10 horas, e o Grupo de Bombos de Poiares irá em arruada desde a Alameda de S. João até ao Largo de Camões. Pela hora do almoço, “Cachadinha e Amigos” animarão a feira. A tarde inicia com um momento dedicado aos mais pequenos, onde poderão dar largas à imaginação e criatividade, seguindo o ateliê do Chefe Panqueca – Saphir Cristal. Às 15h00, nova arruada pelo Grupo de Bombos de Poiares. A tarde continua com mais momentos para abrir o apetite, com o Chefe Hélio Loureiro, que nos trará Receitas de Lampreias Ancestrais revisitadas, e com a inovação de Sushi de Lampreia e Rissóis de Lampreia apresentados pelo Chefe Francisco Batista.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts