O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa, e o Presidente do Surf Clube de Viana do Castelo, João Zamith, estiveram no seminário final do projeto “Watersports Enhanced Together” (WET), em Bruxelas, onde foi apresentado o projeto Náutica nas Escolas, promovido pela autarquia em parceria com os clubes náuticos de Viana do Castelo. O projeto WET, do qual o Surf Clube de Viana e parceiro, é financiado pelo Programa Erasmus+ Sport, cuja coordenação está ao cargo do Sport Northern Ireland, e decorreu esta quarta-feira em Bruxelas. O autarca de Viana do Castelo falou das políticas de atividade física para os desportos de água e a abordagem inovadora de Viana do Castelo com o projeto Náutica nas Escolas e João Zamith falou da relação dos desportos náuticos com pessoas com necessidades especiais.
De lembrar que, no atual ano letivo, 11 escolas com 86 turmas e um universo de 1754 alunos de Viana do Castelo integram este projeto que pretende trazer para os estabelecimentos de ensino as atividades náuticas na disciplina de educação física. No atual ano letivo a iniciativa integra também o projeto inclusivo denominado “Náutica para todos” para que 36 alunos portadores de necessidades especiais pratiquem aulas de surf, canoagem, remo e vela enquanto atividades curriculares.
O projeto Náutica nas Escolas agrega as vontades dos agrupamentos escolares, dos clubes náuticos do concelho e da Câmara Municipal, implementando aulas de surf, canoagem, remo e vela enquanto atividades letivas curriculares nas disciplinas de Educação Física, desenvolvidos nos centros náuticos de remo, canoagem e vela e no Centro de Alto Rendimento de Surf.