Entre os dias 17 e 19 de março a lampreia vai ser rainha nas mesas do concelho de Valença, apresentada em cinco pratos e outras tantas inovações. A comunidade de pescadores de São Pedro da Torre promove mais uma edição deste festival gastronómico que vai apresentar Lampreia à Bordalesa, Arroz de Lampreia, Fumada/Grelhada, Assada no Forno, Recheada ou o prato dos cinco sabores. Segundo o município de Valença, este é já considerado “o melhor festival do mundo não só pela quantidade de lampreias saboreadas, mas também pela variedade, riqueza e originalidade dos pratos”.
“A melhor lampreia do mundo, pescada artesanalmente no Minho e confecionada por cozinheiros especializados vai-se apresentar, no Festival Gastronómico, genuína, revelando todos os segredos ancestrais dos seus sabores”, promete a organização. Valença tem duas comunidades de pescadores secularmente ligadas ao rio Minho e à pesca da lampreia, São Pedro da Torre e Cristelo Côvo, onde as redadas proporcionam as lampreias que marcam esta temporada gastronómica. Pescadas nas últimas semanas, têm estado a ser apuradas em tanques da Associação Sabores do Rio Minho, em água corrente, para serem depois preparadas com a antiquíssima técnica de “bater a lampreia”, um modo que enrije-se a sua carne e que permitirá, aquando da sua confeção, pratos de excelência.
Para quem quer descobrir lampreia em Sushi, Empanada, Gressinos e Escabeche de lampreia com framboesas, a sugestão passa por conhecer as novas tendências que estarão a cargo do curso de hotelaria da EPRAMI, com degustação ao almoço nos três dias do festival.