FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 12 Abr 2017

Festas de Outeiro no final deste mês com quatro dias de religião e animação

No final deste mês de abril acontecem as Festas de Outeiro, em honra de S. José, Stº António e Srª do Rosário. A freguesia de […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

No final deste mês de abril acontecem as Festas de Outeiro, em honra de S. José, Stº António e Srª do Rosário. A freguesia de Viana do Castelo será palco de quatro dias de religiosidade e animação, como tem sido tradição, entre 27 e 30 de abril.

Victor Rego, responsável pela Comissão d e Festas deste ano, reconheceu à Geice o “orgulho e responsabilidade” que é gerir uma equipa de oito pessoas, que está responsável pelas festividades da freguesia de Outeiro.

As festas começaram a ser preparadas já em agosto do ano passado e uma das principais fontes de receita foram as Janeiras, que o grupo promoveu em janeiro e fevereiro deste ano. As fêveras e os rojões de garrano são as imagens de marca da romaria de Outeiro.

No dia 21 de abril o programa das festas inclui já o tradicional torneio da sueca e, a 23 de abril, acontece a V Rota do Garrano, com organização dos “Desnivelados BTT”. Na terça-feira, será promovido o Free Trail Rota do Garrano, num dia que vai também contar com jogos tradicionais.

A programação para os quatro dias de romaria em Outeiro inicia a 27 de abril, quinta-feira, com a noite a ser marcada pela Procissão de Velas, pelas 21h30. A procissão sai da capela de São Francisco (Romãe) e da capela Nossa Senhora de La Salette (Vilares) para a igreja paroquial, onde será celebrada a eucaristia.

Na sexta-feira, 28 de abril, o destaque vai para a atuação da Orquestra Popular de Sopro e Cordas de Outeiro, que celebra trinta anos de existência. O arraial noturno será marcado pela atuação de Zézé Fernandes e o fogo-de-artifício será lançado à meia-noite e meia.

No sábado, 29 de abril, o Cortejo Etnográfico de Oferendas tem como tema “O Serão” e tem início pelas 14h30, seguido de eucaristia em honra de Nossa Senhora do Rosário. A tarde será marcada pelo tradicional leilão de oferendas, sorteio das rifas e corrida de garranos. À noite, atua a Orquestra Ciklones e o grandioso espetáculo de fogo-de-artifício acontece pelas 00h30.

O domingo da romaria começa com eucaristia em honra de S. José e S. António, pelas 10h30. À tarde, desfile dos grupos folclóricos participantes no XXXII Festival de Folclore. A Majestosa Procissão começa pelas 17 horas.

A programação das festividades encerra a 07 de maio, com a caminhada “À descoberta das presas e represas”, a favor da IRIS Inclusiva, e um almoço convívio no Parque de Merendas de Vilares.

 

 

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts