FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Categoria

20 Nov 2017

Artesã vianense Isilda Parente nomeada para Grande Prémio Carreira do Prémio Nacional de Artesanato

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
Isilda Parente, artesã vianense, acaba de ser nomeada para o “Prémio Nacional do Artesanato 2017”, na categoria de “Grande Prémio Carreira”, criado pelo IEFP – […]

Isilda Parente, artesã vianense, acaba de ser nomeada para o “Prémio Nacional do Artesanato 2017”, na categoria de “Grande Prémio Carreira”, criado pelo IEFP – Instituto de Emprego e Formação Profissional. O Prémio Nacional do Artesanato tem por objetivo incentivar a produção artesanal, nas suas vertentes tradicional e contemporânea, distinguindo artesãos que se destacam pelas competências técnicas e profissionais e pela excelência dos resultados alcançados, assim como agentes e entidades públicas e privadas com intervenções relevantes na promoção das artes e ofícios.

As votações nas diferentes candidaturas nomeadas para este prémio são online e decorrem até 25 de novembro. O Prémio é constituído por 6 categorias: Grande Prémio Carreira; Prémio Inovação; Prémio Empreendedorismo Novos Talentos; Prémio Investigação; Prémio Promoção para Entidades Privadas; e Prémio Promoção para Entidades Públicas.

Isilda Parente é cidadã de mérito de Viana do Castelo. Em 1985 começou a dedicar-se profissionalmente ao artesanato, velando sobretudo pela qualidade do bordado e pela preservação dos motivos e padrões genuínos que tão bem o identificam. Este esforço tem vindo a ser reconhecido, sendo prova disso os diversos prémios já conquistados e os diferentes países (tais como Espanha, França, Alemanha, Itália, Brasil e Japão) onde Isilda Parente tem dado a conhecer o seu trabalho, através de várias exposições. Para a sua difusão muito contribuiu também o trabalho realizado com o estilista Nuno Gama, através de uma simbiose entre a moderna alta-costura e a velha tradição alto-minhota.

 

A votação é realizada através do seguinte link:
https://certvote.com/mballot/262110/registration

Últimas Noticias

Últimos Podcasts