FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Categoria

30 Nov 2017

Câmara de Viana recebe por doação Cartaz da Romaria de Nossa Senhora d’Agonia de 1952

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
A Câmara Municipal de Viana do Castelo recebeu um cartaz da autoria de Carolino Ramos datado de 1952, que ilustra a romaria de Nossa Senhora […]

A Câmara Municipal de Viana do Castelo recebeu um cartaz da autoria de Carolino Ramos datado de 1952, que ilustra a romaria de Nossa Senhora d’Agonia, através do vianense Tomás Ribeiro. O cartaz pertenceu até agora à família de Jaime dos Anjos, radicada em Lisboa. A doação, que foi feita ao autarca José Maria Costa, soma o espólio já existente na autarquia, sendo que este diz respeito a um cartaz da romaria de 1952 do Mestre Carolino Ramos e cujo desenho original data de 1950.

A entrega foi feita esta quinta-feira pela família de Jaime dos Anjos, radicada em Lisboa mas originária de Viana do Castelo, tendo Jaime dos Anjos nascido em Monserrate. Foi um republicano e intelectual anti-fascista na sua época, tendo sido detido pela PIDE por várias vezes. O cartaz retrata a Praça da República em fundo, com o chafariz quinhentista, a Misericórdia e os Antigos Paços do Concelho e várias mordomas em tom de festa, apresentando a tradicional Romaria de Nossa Senhora da Agonia, que anualmente se celebra em agosto.

 

 

Últimas Noticias

Últimos Podcasts