FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Categoria

03 Nov 2017

Novo autarca de Monção repõe “normalidade” e faz regressar Feriado Municipal ao 12 de março

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
A Câmara Municipal de Monção aprovou, por maioria, com a abstenção dos vereadores do PS, a fixação do feriado municipal no dia 12 de março, […]

A Câmara Municipal de Monção aprovou, por maioria, com a abstenção dos vereadores do PS, a fixação do feriado municipal no dia 12 de março, data da atribuição da carta de foral ao município pelo Rei D. Afonso III, em 1261. Esta decisão revoga a deliberação da Assembleia Municipal de Monção de 17 de novembro de 2014, que instituiu o feriado municipal na quinta-feira de Corpo de Deus, devendo agora ser analisada e votada na reunião da Assembleia Municipal de dezembro.

António Barbosa, novo autarca monçanense, referiu que esta decisão visa “repor a normalidade (deliberação aprovada no dia 27 de dezembro de 2002, em sessão da Assembleia Municipal de Monção), após interrupção de três anos”, período em que o feriado foi comemorado na quinta-feira do Corpo de Deus.

Adiantou que “a atribuição da carta de foral é algo valioso para determinado território visto reconhecer a sua importância geoestratégica e económica na região” e que, em Monção, “o Rei D. Afonso III concedeu-nos esse privilégio no dia 12 de março de 1261”, indicando que “é nesta data que devemos comemorar, com orgulho, o nosso feriado”.

App Geice Fm
App Geice Fm

Últimas Noticias

Últimos Podcasts