FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 30 Nov 2017

“Prendão Solidário” quer angariar 536 brinquedos para as crianças mais carenciadas de Viana

Até ao Natal, o “Prendão Solidário”, promovido pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, quer recolher 536 brinquedos para as crianças mais carenciadas do concelho, […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

Até ao Natal, o “Prendão Solidário”, promovido pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, quer recolher 536 brinquedos para as crianças mais carenciadas do concelho, mais uma centena de presentes do que no ano passado. O Prendão Solidário foi, pelo segundo ano, instalado no centro comercial Estação Viana Shopping e é um local para angariação de brinquedos, novos ou como novos, para crianças até aos 14 anos sinalizadas como carenciadas pelas Juntas de Freguesia vianenses. Os brinquedos são doados pelos cidadãos, embrulhados pelos voluntários, e distribuídos pelas Juntas de Freguesia mesmo antes do Natal. Qualquer pessoa pode participar e não há limite para as ofertas.

Carlota Borges, vereadora com o pelouro da ação social na Câmara de Viana, indicou que o número de crianças tem vindo a crescer porque “tem havido um trabalho muito maior e melhor dos parceiros”, especialmente por parte das Juntas de Freguesia, que sinalizam os meninos com maiores carências. Os brinquedos podem ser entregues até 17 de dezembro no ‘shopping’ e a vereadora diz que precisam de mais presentes para crianças entre os 7 e 8 anos, indicando que os brinquedos mais difíceis de recolher são para os meninos e meninas entre os 13 e 14 anos.

José Duarte Glória, diretor do Estação Viana Shopping, admite ser “fantástico” poder ajudar a angariar presentes para as crianças do concelho. “Não tenho dúvidas que este ano vamos conseguir angariar todos os presentes”, frisou.

Do total de 536 crianças sinalizadas, o maior número reside na freguesia de Darque, com 143 crianças sinalizadas. Na cidade, entre Santa Maria Maior, Monserrate e Meadela, estão assinalados 113 meninos. Já entre Alvarães, Mazarefes, Vila Franca e Vila Fria existem 49 registos, em Areosa são 42 as crianças beneficiadas, no Vale do Neiva 47 (Barroselas, Carvoeiro, Mujães e Vila de Punhe) e 21 no Vale do Lima Sul (Moreira de Geraz do Lima, Santa Leocádia de Geraz do Lima, Santa Maria, Deão, Subportela, Deocriste e Portela Susã). Entre Vila Nova de Anha, Chafé, Castelo de Neiva e São Romão de Neiva serão presenteadas 94 crianças e em Santa Marta de Portuzelo, Serreleis e Cardielos os presentes serão para 17 meninos. Entre Perre e Outeiro existem 10 crianças que vão receber presentes.

O Prendão Solidário está instalado no corredor central ou na loja oficial do Estação Viana Shopping, em Viana do Castelo. A organização informa que os brinquedos não devem estar embrulhados, para facilitar o registo e a categorização por freguesia, idade e género. Todos os dias a loja oficial irá atualizar o ranking das ofertas e publicará as idades ou género mais em falta até que a recolha seja dada por terminada. No ano passado foram 60 as horas de voluntariado entregues a esta causa.

Os brinquedos excedentes serão entregues ao Berço, Casa dos Rapazes e Lar de Santa Teresa, instituições de Viana do Castelo que acolhem bebés, crianças e jovens em risco.

 

https://www.facebook.com/prendaosolidarioviana

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts