FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Categoria

23 Nov 2017

Vianafestas investe 50 mil euros a iluminar vinte ruas e duas árvores de Natal

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
Para a época natalícia que se aproxima a Vianafestas vai investir 50 mil euros para garantir a iluminação de 20 ruas no centro histórico de […]
Imagem: https://dolethes.blogspot.pt/

Para a época natalícia que se aproxima a Vianafestas vai investir 50 mil euros para garantir a iluminação de 20 ruas no centro histórico de Viana do Castelo e decorar ainda duas grandes árvores de Natal. O valor foi aprovado esta quinta-feira, em reunião de executivo da Câmara Municipal. Maria José Guerreiro, presidente da Vianafestas e vereadora com o pelouro da cultura, assegurou que o investimento será igual ao do ano passado, mas que vão conseguir iluminar mais algumas ruas.  A iluminação será ligada no dia 01 de dezembro, sexta-feira, ao cair da noite.

“Vamos ter alguns prolongamentos por que, entretanto, felizmente, na nossa cidade as zonas comerciais também se estão a alargar e, em virtude disso, vamos também alargar um pouco a área abrangida pelas iluminações de Natal”, indicou a responsável. “Vamos ter também uma árvore de Natal na Praça da Liberdade, como tivemos no ano passado, e mais uma vez vamos colocar a nossa araucária iluminada”, referiu, dizendo que, apesar das fragilidades, fazem gosto em iluminar a árvore de Natal natural da cidade. “Sabemos que os nossos vianenses, e não só os vianenses, aguardam com expetativa a árvore iluminada e vamos tentar mais um ano que isso seja possível”, frisou Maria José Guerreiro.

Recorde-se que o exemplar vianense da espécie araucária excelsa é considerada a maior árvore de Natal natural da Europa e tem sido decorada, há mais de vinte anos, com milhares de lâmpadas. A árvore conta com 50 metros de altura de altura e situa-se no jardim do antigo Serviço de Luta Anti-Tuberculose (SLAT), próximo da Igreja de Santo António, sendo a iluminação vista a quilómetros de distância. A árvore apresenta algumas fragilidades e a iluminação dos ramos de cima tem sido cada vez mais difícil, mas a autarquia tem tentado manter a tradição.

A verba inclui a dinamização da programação de Natal, que será promovida de 01 de dezembro a 07 de janeiro de 2018. Na proposta agora aprovada pode ler-se que “a quadra natalícia constitui um momento privilegiado para a atividade do centro histórico e do comércio tradicional”. A programação, que será anunciada dentro de dias, incluirá “a promoção da gastronomia e dos produtos endógenos, através de feiras de Natal, a realização de concertos e de sessões de teatro, nos vários equipamentos culturais da cidade, o embelezamento das principais ruas do centro histórico com decorações natalícias, a dinamização de oficinas temáticas para os vários públicos assim como atividades específicas para crianças” de modo a aumentar a atratividade da cidade nesta época do ano.

Também a Câmara de Viana está “a fazer um esforço” para reforçar o número de tapetes vermelhos espalhados pelas ruas comerciais e a autarquia já tem recebido pedidos de comerciantes para cedência dos típicos pinheirinhos de Natal.

Imagem: https://olharvianadocastelo.blogspot.pt/
App Geice Fm
App Geice Fm

Últimas Noticias

Últimos Podcasts