FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Categoria

20 Dez 2017

Assembleia Municipal aprovou 15 milhões de euros para orçamento de Paredes de Coura

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
Foi aprovado na Assembleia Municipal de Paredes de Coura o Orçamento Municipal para o próximo ano, num valor de cerca de 15 milhões de euros […]

Foi aprovado na Assembleia Municipal de Paredes de Coura o Orçamento Municipal para o próximo ano, num valor de cerca de 15 milhões de euros para tornar o território “moderno, criativo e com mais emprego”, mas também “cada vez mais interveniente na educação, na cultura e na saúde”, como sublinha o Presidente da Câmara, Vítor Paulo Pereira.

O autarca referiu que este orçamento “tem um compromisso com os princípios do rigor e da prudência orçamental, partindo de projeções financeiras conservadoras no campo da receita e acautelando a gestão cuidadosa, a transparência e o rigor nas contas públicas e de concentração de meios na Economia e Emprego e na Cultura e Educação, áreas definidas como prioritárias na atuação do Município”.

O orçamento mais estratégico desde que este executivo socialista chegou à Câmara, com o investimento na reabilitação da Escola Secundária a representar aproximadamente metade do valor do Plano Plurianual de Investimentos, o que reflete o compromisso do município com a educação: “Na cultura não se gasta dinheiro. Na cultura e na educação investe-se. Há algumas vozes que criticam a Câmara Municipal de Paredes de Coura de investir muito na cultura. Então experimentem investir na ignorância e verão os resultados”, desafiou Vítor Paulo Pereira, explicando que o aumento de investimento nestas rubricas foi de 16 para 24%, num total de pouco mais de três milhões e meio de euros.

“A cultura e a edução são a melhor forma de preparar o futuro dos nossos filhos, como são instrumentos capazes de dinamizar economicamente a nossa terra”, reforçou o presidente da Câmara, acrescentando que a captação de investimento e a criação de emprego continua a ser uma das marcas distintivas da sua gestão: “o desafio maior será a diversificação dos investimentos e a criação de emprego ligado à inovação, como instrumento de fixação de jovens licenciados no nosso concelho”.

Paralelamente, o Município de Paredes de Coura vai apostar na “construção de habitação a custos controlados para os jovens”, bem como na requalificação do Mercado Municipal, do Centro Coordenador de Transportes, do Largo Hintze Ribeiro e do antigo Quartel dos Bombeiros que permitirá para além da valorização, revitalização e requalificação do edificado e do meio envolvente, também tornará Paredes de Coura mais atrativa para as atividades do lazer e para a captação de novas atividades económicas e para a renovação do comércio e serviços existentes, num investimento aproximado de um milhão e setecentos mil euros.

As necessidades básicas das pessoas e das freguesias também estão contempladas pelo Orçamento Municipal, que prevê investir no próximo ano 1,2 M€ repartidos pela rede viária e acordos de execução. A construção de um Centro de BTT na Paisagem Protegida, assim como o percurso pedonal nas margens do rio Coura serão uma forma de contrariar a sazonalidade das visitas a esta vila no coração do Alto Minho, tendo por base um orçamento para as pessoas e para as famílias: “Somos hoje uma instituição que sente e interpreta como ninguém os caminhos do futuro. Gostamos da tradição, mas estamos convictos que os modelos alternativos de desenvolvimento, mais sustentáveis, éticos e inclusivos criarão riqueza e atrairão pessoas e empresas ao nosso território”, concluiu.

Últimas Noticias

Últimos Podcasts