FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Categoria

25 Dez 2017

Cultura: Júlio Pereira apresenta “Praça do Comércio” em Ponte de Lima

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
O músico Júlio Pereira vai atuar no próximo dia 6 de janeiro no Teatro Diogo Bernardes, em Ponte de Lima. O objetivo do concerto, com […]

O músico Júlio Pereira vai atuar no próximo dia 6 de janeiro no Teatro Diogo Bernardes, em Ponte de Lima. O objetivo do concerto, com início previsto às 21h30, é apresentar o seu mais recente trabalho, editado recentemente, intitulado “Praça do Comércio”. O versátil artista tem como foco, neste 22º álbum da sua carreira, o cavaquinho. Instrumento clássico da música portuguesa, tem sido alvo de interesse por parte de Júlio Pereira há várias décadas.

Em 1981, editou o álbum “Cavaquinho” que iniciou o seu percurso como instrumentista e despertou a sua atenção para este instrumento. Mais recentemente, em 2013, esse interesse ressurgiu quando editou o álbum “Cavaquinho.pt”.

É atualmente presidente da Associação Museu Cavaquinho que visa documentar, preservar e promover a história e a prática deste instrumento.  Em “Praça do Comércio”, o artista experimenta ainda pela primeira vez com a “braguinha”, o parente madeirense do cavaquinho.

Neste último trabalho, Júlio Pereira será acompanhado, como é habitual, por Miguel Veras e Sandra Martins, mas não só. Também têm destaque músicos de instrumentos peculiares como o canadiano James Hill, adepto do ukulele, José Manuel Neto e a sua guitarra portuguesa, Pedro Jóia com a viola e Norberto Gonçalves da Cruz, que usa o bandolim.

Com uma carreira que começa bem cedo, desde os seus 7 anos de idade, Júlio Pereira tem o seu repertório colaborações com compositores de renome. Desses, destacam-se nomes como José Afonso a nível nacional, ou, internacionalmente, Kepa Junkera, Pete Seeger, Mestisay e The Chieftains – com os quais gravou o CD “Santiago” que ganhou um Grammy Award, em 1995.

Com mais de 20 álbuns enquanto artista e mais de 80 enquanto orquestrador ou produtor, Júlio Pereira é um nome de referência da música portuguesa. Em 2015 recebeu a medalha de honra da SPA – Sociedade Portuguesa de Autores e foi condecorado pelo Estado com o grau de Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique.

Os bilhetes para o concerto já estão disponíveis e têm um custo de 5 euros.

 

 

Últimas Noticias

Últimos Podcasts