FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Categoria

18 Dez 2017

Desporto: Corrida de São Silvestre este sábado com a presença do futebolista Tiago

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
Este sábado, pelas 17h30, vai realizar-se a 5ª edição da Corrida São Silvestre EDP – Viana do Castelo. Pela segunda vez patrocinado pela EDP Distribuição, […]

Este sábado, pelas 17h30, vai realizar-se a 5ª edição da Corrida São Silvestre EDP – Viana do Castelo. Pela segunda vez patrocinado pela EDP Distribuição, o evento terá duas vertentes: a corrida e a caminhada. Este ano, o evento vai contar com a presença do ex-futebolista Tiago Mendes, padrinho da corrida Kids.

Na conferência de imprensa de apresentação do evento estavam presentes o vereador do desporto do município, Vítor Lemos, Miguel Pinto como representante da EDP Distribuição, Aires Rocha, diretor da prova, Jorge Pereira, responsável pela corrida Kids, e os atletas Ricardo Dias, do Sporting, e Rui Pinto, do Benfica.

O percurso será o mesmo que no ano passado. Com início e fim na Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, o trajeto irá passar pelo centro histórico de Viana do Castelo. Em relação à distância do circuito, esta será de 5 quilómetros. A caminhada representará uma volta completa ao trajeto enquanto a corrida será de duas voltas.

Vítor Lemos referiu que a Corrida S. Silvestre é um “evento que tem vindo a consolidar-se” com o passar das edições, sobretudo com a crescente inclusão de atletas de clubes reconhecidos a nível nacional. Assumiu que a política de eventos desportivos na cidade visa a “criar em torno do desporto uma ‘economia paralela’” que se transcreve com um “retorno na hotelaria, na restauração e no comércio local”.

A organização conta ainda com a presença de Tiago Mendes, ex-futebolista de raízes vianenses, que apadrinha o evento, sendo ele o responsável por dar o tiro de partida da corrida Kids. “É um exemplo de um grande atleta” e de um “bom exemplo para todos os desportistas”, admitiu Vítor Lemos.

O vereador ainda mencionou os impactos que a prova terá sobre o trânsito local, mas assegurou que estes serão minimizados. “O corte de trânsito na área da marginal será feito muito em cima da partida e será reaberto o trânsito logo que o último atleta passe”, explicou Vítor Lemos, acrescentando que se prevê que estes cortes durem “entre 45 minutos e uma hora”. “Estamos convencidos que as centenas de pessoas que vamos trazer ao centro histórico vão compensar essa pequena perturbação”, afirmou.

Aires Rocha, diretor da prova e representante do parceiro XLife Events, afirma que o objetivo da organização é tornar esta prova numa “prova de referência” no panorama nacional, e considera que têm conseguido isso através das quatro edições passadas. “Está a ganhar nome nas corridas de dezembro, que são as corridas de S. Silvestre”, afirmou o diretor.

Estão neste momento “cerca de 900 atletas inscritos”, número que se espera chegar aos 1000 até ao dia da prova. No caso da caminhada, espera-se à volta de 100 inscritos. Segundo Aires Rocha, há na corrida “um pelotão bastante bom, que irá criar uma competição que será bastante renhida”.

Entre os inscritos estão vários atletas de clubes de renome como Jéssica Augusto, que ligou à organização e “fez questão de vir”, revelou o diretor da prova. Além da atleta do Sporting, também estarão membros de clubes como o Braga, clubes espanhóis, e ainda Miguel Ribeiro, do Olímpico Vianense, assim como os dois atletas presentes no painel: Ricardo Dias, do Sporting, e Rui Pinto, do Benfica.

Este último revelou que, embora desconhecesse a cidade até há pouco tempo, já teve a oportunidade de realizar um treino por cá, onde descobriu que Viana do Castelo tinha “percursos fantásticos para correr” e “pessoas bastante acolhedoras”. O seu objetivo é “correr bastante rápido” e, como seria de esperar, “vencer”.

No caso do atleta do Sporting, Ricardo Dias, vianense de nascimento, o seu objetivo passa por fazer com que “a vitória continue a ficar em Viana do Castelo”. Sublinhou o facto de a “cidade de Viana estar virada para o desporto” e “ser um prazer enorme” poder participar no evento da sua terra natal.

Os atletas masculinos irão lutar pelo primeiro prémio, de 500 euros, com o segundo a receber 300 e o terceiro 150. No caso das atletas femininas, o primeiro prémio será de 350 euros, com o segundo e o terceiro lugar a receberem 200 e 100 euros, respetivamente.

Ainda no mesmo evento irá decorrer a 3ª edição da Corrida S. Silvestre Kids, dedicada às crianças. Esta corrida, dirigida a jovens entre os 5 e os 12 anos que serão divididos em dois escalões, será na Avenida dos Combatentes da Grande Guerra para os mais pequenos, e de distância de cerca de um quilómetro para os mais graúdos. Até agora, já se contam 150 crianças inscritas para o evento, mas o prazo para estas inscrições só irá fechar no dia da prova e espera-se que mais venham a participar.

As inscrições para o evento ainda estão abertas, com um custo de 15 euros para a corrida e 10 euros para a caminhada. Desses valores, 50 cêntimos de cada inscrição serão revertidos aos Bombeiros Voluntários de Viana do Castelo. A prova para as crianças é gratuita, mas os participantes serão incentivados a fazer um donativo, que será revertido à mesma instituição. As inscrições devem ser feitas através do endereço: https://www.cyclonessports.com/

O evento é organizado pela Câmara de Viana do Castelo em conjunto com a EDP e conta ainda com patrocínios da XLife Events e colaboração técnica dos Cyclonessports.

Últimas Noticias

Últimos Podcasts