FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Categoria

21 Dez 2017

Empreendedorismo: Concursos de Ideias “Criart +” e “Start Me Up” lançados pelo CIM Alto Minho

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
A Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho divulgou esta semana, em conferência de imprensa, o lançamento da iniciativa “Alto Minho – Comunidade Criativa & Empreendedora”. […]

A Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho divulgou esta semana, em conferência de imprensa, o lançamento da iniciativa “Alto Minho – Comunidade Criativa & Empreendedora”. No âmbito desta iniciativa inserem-se, em concreto, dois concursos de ideias, o “Criart+” e “Start Me Up”. O projeto “Criart+”, dirigido aos 22 mil estudantes de toda a comunidade educativa do Alto Minho – do 1º ciclo ao fim do ensino secundário, assim como das escolas profissionais da região – tem como tema “Segredos do Alto Minho”.

Este concurso pretende premiar os trabalhos mais originais e criativos sobre um segredo ou uma curiosidade de um dos concelhos do Alto Minho e/ou do território de forma global. Dentro das cinco categorias deste concurso encontram-se a ilustração – através da pintura ou desenho –, a fotografia, a criação literária, o vídeo e, para terminar, a multimédia.

Os trabalhos poderão incidir, por exemplo, sobre estruturas arquitetónicas do património, interior ou exterior, a paisagem, como a fauna e a flora da região, costumes e/ou tradições, a gastronomia, ou até personalidades ou fatos históricos do Alto Minho.

A participação neste concurso escolar requer o preenchimento prévio da Manifestação de Interesse até ao dia 31 de janeiro de 2018, que está disponível no website da CIM Alto Minho. Quanto ao prazo de entrega dos trabalhos propriamente dito, este irá terminar no dia 13 de abril de 2018.

Em relação ao concurso “Start Me Up”, este tem como intuito fomentar a capacidade empreendedora da comunidade assim como estimular o desenvolvimento de novos projetos empresariais no território do Alto Minho. A incubadora irá abranger duas categorias: uma dedicada a individuais ou grupos até 5 elementos, e a segunda dirige-se a empresas já estabelecidas, que podem ser de diferentes setores de atividade, mas que tenham a sua sede e/ou uma filial na região.

O objetivo principal deste programa é incentivar novas ideias de negócio e apoiar os seus participantes com as competências necessárias para a implementação das suas ideias com sucesso. O concurso irá desenrolar-se em várias fases. Os três melhores projetos serão premiados através do acesso a horas de consultoria especializada, tendo em vista a estruturação do seu plano de negócios.

Tal como para o “Criart+”, o prazo para apresentação de candidaturas do “Start Me Up” decorre até ao próximo dia 31 de janeiro de 2018, com o formulário também disponível no website da CIM Alto Minho.

A iniciativa “Alto Minho – Comunidade Criativa & Empreendedora” é parte integrante dos “Planos Integrados e Inovadores de Combate ao Insucesso Escolar” e “Alto Minho Empreende”, promovidos pela CIM, que são cofinanciados pelo Norte 2020.

Além do anúncio destes concursos, foi ainda revelado que, durante o segundo trimestre de 2018, está também previsto o lançamento de iniciativas de referenciação de jovens talentos em áreas criativas (conto, vídeo e artes digitais), bem como de promoção do empreendedorismo no domínio do artesanato.

Últimas Noticias

Últimos Podcasts