FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Categoria

14 Dez 2017

Ministro do Ambiente visita esta sexta obras em Caminha e Esposende

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
  Esta sexta-feira o Ministro do Ambiente desloca-se ao Norte para visitar obras em Caminha e em Esposende. No Alto Minho, no município caminhense, o […]

 

Esta sexta-feira o Ministro do Ambiente desloca-se ao Norte para visitar obras em Caminha e em Esposende. No Alto Minho, no município caminhense, o governante João Pedro Matos Fernandes promove visitas de trabalho a duas obras, a Modernização do Cais dos Pescadores e a Alimentação Artificial dos sistemas dunares de Camarido e Moledo. O governante chegará pelas 12h00 ao concelho, sendo o local de encontro o cais da Foz do Minho, onde a comitiva deverá subir a bordo de uma embarcação da Autoridade Marítima Nacional para a visita.

A Modernização do Cais de Pesca (também conhecido por Cais da Rua ou Cais dos Pescadores), integra o projeto de Requalificação da Marginal de Caminha. Esta primeira parte da intervenção encontra-se em fase avançada e deverá estar concluída em janeiro do próximo ano. A obra tinha caráter urgente, vindo beneficiar a classe piscatória da sede do concelho, que há cerca de quatro décadas esperava por uma obra deste género, que viesse dar condições à faina, sobretudo em matéria de segurança.

Os trabalhos que estão em execução incluem o aumento da área útil do cais, prolongamento da ponte-cais, reparação/beneficiação da rampa-varadouro e das estruturas para amarração de embarcações, recuperação das escadas para acesso às embarcações, instalação de um novo guincho na rampa e o incremento da capacidade de atracação de barcos.

O investimento global associado é de 780 mil euros, cofinanciado em 75% pelo PO Mar 2020 e em 25% pela Docapesca.

A obra de Alimentação Artificial dos sistemas dunares de Camarido e Moledo também já está a decorrer. Prevê a proteção e reforço dos cordões dunares nas praias de Camarido e Moledo, mediante a execução de dragagens de areias de elevada qualidade no estuário do Rio Minho, e seu transporte para aqueles sistemas naturais de defesa costeira.

Em simultâneo melhoram, com a estratégica localização dos fundos a dragar, as condições de navegabilidade de embarcações no estuário, o que se revela num contributo muito importante para a atividade da pesca local.

Esta intervenção foi decidida após a realização de estudos e análises que confirmaram a qualidade dos sedimentos.

O investimento global é de 490 mil euros, com financiamento de 95% da operação pelo PO SEUR, e de 5% pela Sociedade Polis, através do seu Capital Social. A conclusão desta obra está prevista para o mês de abril de 2018.

App Geice Fm
App Geice Fm

Últimas Noticias

Últimos Podcasts