FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Categoria

15 Dez 2017

Monção: Parquímetros regressam na Primavera ao concelho monçanense

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
A Câmara Municipal de Monção divulgou, em comunicado, que foi aprovado, por unanimidade, o projeto de Regulamento Municipal de Zonas de Estacionamento de Duração Limitada […]

A Câmara Municipal de Monção divulgou, em comunicado, que foi aprovado, por unanimidade, o projeto de Regulamento Municipal de Zonas de Estacionamento de Duração Limitada e de Acesso Automóvel Condicionado. Simplificando, esta decisão do executivo municipal revela que os espaços de estacionamento passarão a ser novamente controlados através da ativação de parquímetros.

A permanência dos veículos será limitada a três horas e será aplicada a taxa de dez cêntimos por cada dez minutos. O período de regulação dos lugares será entre as 9 horas e as 18 horas, de segunda a sexta-feira. O núcleo medieval terá acesso condicionado e os habitantes do centro histórico terão direito a um cartão de residente.

Como justificação, a autarquia explica que a decisão “visa disciplinar e otimizar a circulação de veículos no centro histórico da vila”, aumentando assim a rotatividade dos lugares de estacionamento automóvel. Segundo o executivo, o município tem vindo a sofrer de um problema de estacionamento de longa duração que vem a dificultar a circulação nas áreas de comércio tradicional.

António Barbosa, presidente da Câmara de Monção, afirma que “entre as 8h30 e as 18 horas, os lugares de estacionamento no centro da vila estão todos ocupados” pelo que esta medida pretende ser uma mais-valia para quem se quer deslocar por tempo limitado no centro histórico da localidade. Portanto, segundo o autarca, “o pagamento vai levar a que muitas dessas pessoas, que trabalham na zona histórica, libertem esses lugares para quem quer tomar um café, fazer compras no comércio local ou tratar de assuntos nas instituições públicas”.

O condicionamento na circulação automóvel e o estacionamento de duração limitada já vigorou no Município de Monção, entre 2008 e 2016, antes de ser removido. No entanto, em vez de ser gerido por uma empresa privada como no passado, desta vez será a autarquia a controlar o sistema. A Câmara alega que a receita reverterá a favor de atividades promocionais do comércio tradicional.

Depois de ter sido aprovada pelo executivo, a medida passa agora por um período de audiência pública para recolha de sugestões, durante 30 dias. Posteriormente, será analisado, debatido e votado em sessão da Assembleia Municipal de Monção.

Últimas Noticias

Últimos Podcasts