FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Categoria

28 Dez 2017

“Operação Prato Limpo” reduz em 12% desperdício alimentar nas cantinas do Politécnico de Viana

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
Depois de seis meses em vigor, a “Operação Prato Limpo” já conseguiu reduzir em 12% o desperdício alimentar nas diversas cantinas do Instituto Politécnico de […]

Depois de seis meses em vigor, a “Operação Prato Limpo” já conseguiu reduzir em 12% o desperdício alimentar nas diversas cantinas do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. A campanha de redução do desperdício alimentar dos Serviços de Ação Social do Politécnico de Viana (SAS-IPVC) foi lançada em junho deste ano e, em seis meses, apresenta já “resultados muito positivos”, segundo a direção do estabelecimento de ensino superior.  O objetivo dos Serviços de Ação Social é aumentar ainda mais essa redução de forma a tornar praticamente residual o desperdício alimentar nas cantinas.

A ideia é sensibilizar toda a comunidade académica para o volume de alimentos que diariamente vão para o lixo. Numa análise inicial os serviços detetaram que mensalmente iam para o lixo cerca de 1 tonelada de alimentos, o que corresponde a um desperdício de 20% dos alimentos servidos.

Para fazer face ao desperdício, no mês de junho deu-se o arranque da campanha para a redução do desperdício alimentar, numa iniciativa que faz parte da Política de Responsabilidade Social dos SAS-IPVC. O administrador dos Serviços de Ação Social, Diogo Moreira, adianta que o desperdício alimentar “acarreta consequências ao nível ambiental, social, económico e na saúde humana”. “Queremos continuar com a tendência de redução do desperdício alimentar e, para tal, mais uma vez solicitamos a colaboração de toda a comunidade académica através de passos simples”, refere ainda.

A campanha centra-se em três orientações simples, mas importantes para que o desperdício alimentar diminua consideravelmente: “Pede apenas a quantidade de alimentos que desejas consumir; serve-te com a quantidade de alimentos que desejas consumir; vamos diminuir a capitação dos alimentos mais desperdiçados, devendo quem desejar solicitar maior quantidade ao colaborador da cantina”.

Paralelamente os Serviços combatem o desperdício alimentar através da doação de refeições produzidas e não servidas à organização RE-FOOD que, por sua vez, as distribui por famílias carenciadas de Viana.

App Geice Fm
App Geice Fm

Últimas Noticias

Últimos Podcasts