FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Categoria

11 Dez 2017

Solidariedade: Costura Solidária de Lanheses ajuda crianças africanas com roupa nova

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
Na tarde desta segunda-feira decorre um novo encontro Costura Solidária – Dress A Girl, com esta oitava edição a decorrer na Escola Básica e Secundária […]

Na tarde desta segunda-feira decorre um novo encontro Costura Solidária – Dress A Girl, com esta oitava edição a decorrer na Escola Básica e Secundária de Arga e Lima, em Lanheses, concelho de Viana do Castelo. A iniciativa, sob a tutoria da Dress A Girl Around the World – Portugal, visa juntar costureiras solidárias de vários pontos do país que doam o seu tempo e prática para a confeção de roupas. Para o distrito de Viana, o projeto é levado a cabo pela associação Por 1 Sorriso.

Para tal, a associação tem feito várias iniciativas de recolha de roupas, que são depois redesenhadas e transformadas pelas voluntárias para serem reutilizadas como roupas novas por crianças mais desfavorecidas. As peças criadas são, por exemplo, vestidos ou calções. As roupas serão depois enviadas e entregues por vários pontos em África como Angola, Moçambique, Cabo Verde ou São Tomé e Príncipe.

Ainda assim, continuam a ser precisos cada vez mais donativos de roupas para conseguir ajudar o maior número de crianças possível. Algumas das peças mais requisitadas para doação são itens de roupa interior, especialmente femininas, que carecem fortemente nas áreas mais pobres do mundo.

Os objetivos da Dress A Girl Around the World – Portugal assentam em dois eixos: ajudar as crianças africanas ao oferecer roupa, o que aumenta a autoestima, dá dignidade e esperança, mas também para ajudar as voluntárias portuguesas, idosas em muitos casos, criando espaços de convívio, de forma a lutar contra o isolamento e a solidão.

Iniciado a nível nacional em julho de 2016, até à data já foram entregues mais de 7700 vestidos a meninas africanas de 14 países diferentes produzidos por 22 ateliês solidários espalhados por todo o país. No distrito de Viana, os eventos organizados pela Por 1 Sorriso tiveram início no passado mês de março e têm tido lugar, por exemplo, em Santa Marta de Portuzelo, com o apoio da associação de Moradores de Portuzelo, e, mais recentemente, na escola de Lanheses.

 

Mais informações: https://www.facebook.com/1sorriso1/

App Geice Fm
App Geice Fm

Últimas Noticias

Últimos Podcasts