FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Categoria

15 Dez 2017

Viana: Presépio Vivo da APPACDM apresentado em Amonde, Nogueira e Vila Nova de Anha

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
A Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Viana do Castelo tem vindo a organizar há 18 anos um Presépio […]

A Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Viana do Castelo tem vindo a organizar há 18 anos um Presépio Vivo e este ano não será diferente. Júlio Viana, vice-presidente da APPACDM e responsável pela organização deste evento, revelou à GEICE que as atuações serão “representações ao vivo” desempenhadas “com um conjunto de jovens da APPACDM, vestidos com fatos alusivos ao período do nascimento de Jesus Cristo”.

O vice-presidente afirmou que “a arte é importante para todos nós” e que os utentes da associação não são diferentes. “Muito mais para uma pessoa com alguma insuficiência, alguma dificuldade intelectual ou desenvolvimental” admitiu, explicando que “as manifestações artísticas são muito importantes para o desenvolvimento da sua autoestima e do seu ‘empowerment’”.  Do lado do público, este tem correspondido às expectativas, o que explica a tradição que se tem criado com o passar dos anos.

Por seu lado, os artistas “estão a ensaiar incansavelmente”. Júlio Viana orgulhou-se de ter “um grupo fantástico de jovens que vão representar”, e que estes “andam todos contentes porque vivem muito estas coisas, eles adoram este tipo de iniciativas”.

Além disso, desde o ano passado que estes espetáculos passam a ser gravados, sendo depois editados em DVD que os espetadores poderão adquirir, como recordação. “É uma belíssima ideia de prenda de Natal” sublinhou o responsável.

Coordenadas pelo músico Augusto Canário, que tem apadrinhado o evento e que ajuda na sua realização, as atuações irão decorrer entre terça e quinta da semana do Natal. A primeira será no Centro Cultural de Amonde, a segunda irá decorrer na Igreja Paroquial de Nogueira e, para terminar, a última representação será em Vila Nova de Anha, na Igreja Paroquial. Todas as representações têm início previsto pelas 21h30.

Além da representação do Presépio, está prevista para o dia 4 de janeiro uma atuação diferente, mais composta, desta vez sobre a chegada dos Reis Magos. “Essa já habitualmente se realiza, há alguns anos, na Igreja de São Domingos”, afirmou Júlio Viana.

“Estão todos convidados, esperamos ter as igrejas das paróquias enunciadas completamente cheios. Apareçam, vai ser para nós um grande prazer”, rematou o vice-presidente. O evento é apoiado todos os anos pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, que suporta os custos associados à produção.

App Geice Fm
App Geice Fm

Últimas Noticias

Últimos Podcasts