FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Categoria

18 Jan 2018

140 anos da Ponte Eiffel e barqueiros do Rio Lima entre destaques do cortejo da Romaria d’Agonia

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
Os 140 anos de inauguração da velhinha Ponte Eiffel de Viana do Castelo e os barqueiros do Rio Lima vão ser destaque do cortejo histórico […]

Os 140 anos de inauguração da velhinha Ponte Eiffel de Viana do Castelo e os barqueiros do Rio Lima vão ser destaque do cortejo histórico e etnográfico da Romaria em Honra de Nossa Senhora da Agonia deste ano. Maria José Guerreiro, presidente da Vianafestas, entidade organizadora da romaria das romarias, explicou, esta quinta-feira, que “os 140 anos da Ponte Eiffel, que se comemoram a 30 de junho de 2018, serão um dos motivos importantes das nossas festas, nomeadamente no cortejo histórico e etnográfico, por ser um marco importante para o nosso concelho”. O cortejo deverá recuperar “o ambiente” em torno da inauguração da ponte, também para que os vianenses e visitantes possam “perceber como o concelho se desenvolveu a partir daí”.

Também os barqueiros do Rio Lima vão ser uma das linhas de força das festas. “Os barqueiros tiveram um papel muito importante no desenvolvimento do concelho em virtude de serem os principais transportadores entre as duas margens até à chegada da ponte e até depois da chega desta”, referiu a responsável, também vereadora da cultura na Câmara Municipal de Viana.

José Maria Costa, presidente da autarquia, referiu que o município está a preparar um programa de comemorações que visa “enaltecer a grande visão histórica dos governantes da altura e o trabalho de engenharia que foi possível, face aos conhecimentos técnicos da época”. A Câmara de Viana está a preparar uma cerimónia que reúna a Infraestruturas de Portugal, entidade responsável pela ponte, a Ordem dos Engenheiros de Viana do Castelo, para além da autarquia. Estas celebrações, cujo programa será divulgado dentro de dois ou três meses, querem “valorizar” um “grande equipamento” que é “um ex-libris de Viana do Castelo”.

A Ponte Eiffel é considerada Património Municipal e que transporta a Estrada Nacional 13 e a Linha do Minho sobre o Rio Lima, unindo a cidade de Viana à vila de Darque, no sítio do Cais Novo. A estrutura, criada pelo engenheiro Gustave Eiffel, é um símbolo da arquitetura do ferro em Portugal, mede cerca de 645 metros de comprimento e foi considerada, na altura, uma obra monumental. É composta por dois tabuleiros metálicos, sendo o superior rodoviário, para trânsito automóvel e pedestre, e o inferior ferroviário, que têm uma extensão de 562 metros e 8 metros de largura. Inaugurada em 1878, a ponte metálica sobre o Rio Lima foi desenhada pela Casa Eiffel de Paris e substituiu a ponte em madeira que ligava o então terreiro de São Bento à margem esquerda do rio Lima, junto à capela de São Lourenço, na freguesia de Darque. A empresa de Gustave Eiffel também foi encarregada pela construção, que foi dirigida pelos engenheiros João Matos e Boaventura Vieira. As obras começaram em março de 1877 e foram concluídas em maio do ano seguinte. A 30 de Junho de 1878, foi inaugurado o troço ferroviário entre Darque e Caminha, tendo a cerimónia sido feita no edifício provisório da Estação de Viana do Castelo. Este troço entrou ao serviço no dia 1 de julho de 1878.

Últimas Noticias

Últimos Podcasts