FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Categoria

21 Jan 2018

Miguel Ribeiro: “Há pelo menos 5 anos que andava atrás desta vitória”

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
O atleta Miguel Ribeiro, do Clube Olímpico Vianense, conseguiu vencer a Meia Maratona Manuela Machado pela primeira vez. Depois de ter ficado próximo nas últimas […]

O atleta Miguel Ribeiro, do Clube Olímpico Vianense, conseguiu vencer a Meia Maratona Manuela Machado pela primeira vez. Depois de ter ficado próximo nas últimas edições, o vianense conseguiu agora, nesta 20ª edição, chegar ao primeiro lugar. Com um tempo de 1 hora, 6 minutos e 11 segundos, ficando à frente de Daniel Pinheiro, do Águias de Alvelos, e de Ricardo Dias, atleta do Sporting Clube de Portugal, Miguel Ribeiro afirmou que “há pelo menos cinco anos que andava atrás desta vitória”.  Na vertente feminina da corrida, a vencedora foi Filomena Costa a arrecadar o primeiro prémio com um tempo de 1 hora, 14 minutos e 9 segundos. Monica Silva, atualmente sem clube, e Doroteia Peixoto, do Amigos da Montanha, seguiram-se à atleta do clube madeirense Jardim da Serra.

“Finalmente” desabafou Miguel Ribeiro, pouco depois do fim da prova. Com o público ainda a aplaudir, o corredor afirmou que a corrida “foi de raiva” sublinhando que, ainda assim, não foi o melhor tempo que já conseguiu nesta prova. No entanto, depois de ter começado a participar na edição de 2007, o atleta vianense relativizou: “hoje corri para ganhar, o que interessava era ganhar, não interessava o tempo”.

Esta vitória foi fruto de um bom esforço de gestão da corrida por parte do vianense, que se manteve dentro do grupo de líderes por todo o percurso, até à reentrada da cidade de Viana, onde começou a atacar. Assegurando uma margem confortável para os últimos quilómetros da prova, foi com um grito de vitória que Miguel Ribeiro atravessou a meta final. Agora, o objetivo de Miguel Ribeiro são os próximos Jogos Olímpicos, em 2020, mas o atleta mantem os pés assentes na terra: “há muito que trabalhar ainda, eu tenho noção disso, não é só o apoio da Câmara, mas vamos lá”.

Por seu lado, Filomena Costa confessou ter sentido “dificuldades” visto que “o corpo não estava a reagir como queria”, mas afirmou-se feliz porque “deu para vencer, que era o grande objetivo”. A atleta do Jardim da Serra, que ganhou a prova pela segunda vez, trouxe com ela um grupo de amigos que considerou terem sido essenciais para o seu desempenho. “Tinha um grupo pequeno comigo que me ajudou bastante, principalmente na fase em que não conseguia meter o meu ritmo, eles ajudaram-me”, revelou. À semelhança do vencedor masculino, Filomena Costa não conseguiu bater o seu recorde pessoal, mas afirmou estar “satisfeita” com o resultado. “Chegar ao final e sentir-me bem é muito bom para mim”, concluiu.

Nesta 20 ª meia maratona Manuela Machado participaram mais de 3500 atletas, e o evento contou ainda com uma caminhada, que teve cerca de 800 participantes. Esta Caminhada contou ainda uma componente solidária, com o dinheiro das inscrições a reverter para a Associação Amigos do Autismo de Viana do Castelo (AMA) totalizando 994 euros.

Manuela Machado, campeã do mundo há 21 anos e responsável pela organização do evento que porta o seu nome, revelou que “é uma corrida com muita beleza” e que, pelo feedback que tem recebido por atletas, estes “adoram a cidade”. “Ontem tive muitos atletas do Porto a dizerem-me que aqui é onde fazem o seu melhor tempo e que esta é sem dúvida daquelas corridas que não poderão deixar de fazer”, contou a ex-atleta. Afirmou-se ainda “orgulhosa e contente” por ter “muita gente” apesar do tempo chuvoso.

A campeã vianense recordou a primeira edição desta meia maratona, há 20 anos atrás, que contou com “300 atletas”, pelo que admira este “crescimento aos poucos” do ‘seu’ evento. “Esta corrida tem crescido, temos junto com os patrocinadores e principalmente a Câmara Municipal, que sem ela não conseguiria dar esta qualidade aos atletas, sinto-me orgulhosa e confiante e preciso de trabalhar muito para que os atletas saiam daqui satisfeitos”, rematou.

Para José Maria Costa, presidente da Câmara de Viana do Castelo, esta prova é muito importante para a cidade e “já atingiu a sua maturidade”.  “Muito contente” por agora ter um vencedor vianense, revelou que “o Miguel [Ribeiro] merecia ter essa prova no seu currículo”. Falando sobre o evento em si, o autarca afirmou que a anual Meia Maratona Manuela Machado tem como intuito “dinamizar o atletismo e promover junto dos mais jovens a prática do desporto” e que, neste aspeto, Manuela Machado tem feito um “trabalho notável através do programa do atletismo nas escolas”.

Para o futuro, o objetivo para esta “grande festa do atletismo” é nos próximos anos passar para a fase de “internacionalização”. “Neste momento temos cerca de 900 espanhóis que se inscreveram nesta prova, mas temos que atingir outros patamares, nomeadamente a França, Inglaterra ou a Holanda”, sublinhou o autarca. Em termos concretos, esta nova meta passa pelo convite a “atletas de elite” e também a uma maior divulgação em eventos semelhantes de outros países, com um “marketing da própria prova” mais forte.

Sobre este potencial crescimento, Manuela Machado revelou aos jornalistas que não pretende que o evento “fique muito maior”, com medo que este venha a “perder qualidade”, mas que a internacionalização é o grande objetivo para o futuro.

Vítor Lemos, vereador do Desporto da Câmara de Viana, revelou que apesar de não ter sido possível quebrar o recorde de participações, valorizou quem se deslocou e fez parte da iniciativa apesar do tempo pouco convidativo. “Tirou-nos um bocadinho de élan”, mas as 3500 inscrições é um “número normal” para esta meia maratona. Para o vereador, o grande destaque é a presença em força da “armada galega” que marcou presença nesta edição, que considera ser um fator muito positivo no passo para a internacionalização que a prova pretende dar no futuro.

Nos participantes encontraram-se caras conhecidas, como o ex-ciclista Rui Sousa, que é agora presidente da União de Freguesias de Barroselas e Carvoeiro. “Estou aqui para enaltecer aquilo que é Manuela Machado e aquilo que ela representa para o atletismo nacional e para o desporto”, sublinhou o autarca local, afirmando que Manuela Machado “merece muito”. “Estou aqui para participar, nada de loucuras de altos lugares porque não tenho essa capacidade, mas naturalmente estou aqui com muita satisfação”, brincou.

Fotos: Rádio GEICE FM

App Geice Fm
App Geice Fm

Últimas Noticias

Últimos Podcasts