FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Categoria

16 Jan 2018

Ciclos Gastronómicos “Arcos à Mesa” regressam no último fim-de-semana deste mês

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
A iniciativa de ciclos gastronómicos “Arcos à Mesa”, organizada pela Câmara Municipal de Arcos de Valdevez juntamente com o Conselho Municipal de Turismo, regressa em […]

A iniciativa de ciclos gastronómicos “Arcos à Mesa”, organizada pela Câmara Municipal de Arcos de Valdevez juntamente com o Conselho Municipal de Turismo, regressa em 2018. O primeiro evento deste ano irá decorrer nos dias 27 e 28 de janeiro, último fim-de-semana do mês, no qual o destaque será o “Cozido à Moda dos Arcos”.

O presidente da Câmara de Arcos de Valdevez, João Manuel Esteves, explicou à GEICE que o objetivo deste ciclo é “promover vários pratos que são típicos e deliciosos da região dos Arcos de Valdevez e do Alto Minho”.  Estes ciclos gastronómicos irão decorrer em “cerca de 14 restaurantes” do concelho, que irão servir especialidades típicas da região à população.

Depois deste primeiro evento, o seguinte irá decorrer “no princípio do mês de março, a 3 e 4”, e terá como destaque a “carne cachena com arroz de feijão tarrestre”. No mês seguinte, o destaque será para o “cabritinho mamão da Serra”. O mês de maio será dedicado ao “bacalhau à lavrada”. Na altura da “época baixa”, o “Arcos à Mesa” irá dar a provar o “arroz pica no chão” em outubro, e os “rojões com papas de sarrabulho” em novembro. “Temos aqui bons motivos para virem a Arcos de Valdevez, para se encantarem, e poderem deliciar-se com a nossa gastronomia”, sublinhou o autarca.

Além dos pratos, os interessados são também convidados a saborearem os vinhos da região, assim como as doçuras das sobremesas típicas, como o “Bolo de Discos”, os “Charutos dos Arcos” com laranja de Ermelo, ou os famosos “Rebuçados dos Arcos”.

Em paralelo aos “Arcos à Mesa” será ainda realizada uma “Feira de Artesanato e Mercado de Sabores” a cada fim de semana desta iniciativa, na qual serão realizadas atividades como trilhos, visitas guiadas à Porta do Mezio e ao Paço de Giela, e programas de animação musical.

Estas iniciativas pretendem contribuir para a salvaguarda de herança cultural e gastronómica da região, representando uma forma de dinamizar o turismo, a restauração e o comércio do concelho.

App Geice Fm
App Geice Fm

Últimas Noticias

Últimos Podcasts