FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 23 Jan 2018

Metáfora, Mataee, AMET, KIT e Gator, The Alligator são os finalistas do Sounds Out! neste sábado

O concurso de bandas de garagem Sounds Out! tem como finalistas as bandas Metáfora, Mataee, AMET, KIT e Gator, The Alligator. A grande final do […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

O concurso de bandas de garagem Sounds Out! tem como finalistas as bandas Metáfora, Mataee, AMET, KIT e Gator, The Alligator. A grande final do 6º Sounds Out! realiza-se este sábado às 22 horas no Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo, e tem entrada gratuita.

Os 5 conjuntos vão lutar entre si numa batalha musical para o primeiro prémio, que nesta edição inclui 200 euros, um fim-de-semana de gravação no AMP Studio e, pela primeira vez na história do Sounds Out!, uma atuação na Queima das Fitas do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) 2018.

A responsabilidade de escolher o grupo vencedor é de um júri composto por António Rafael, teclista dos Mão Morta, Jorge Romão, baixista dos GNR, Paulo Miranda, produtor discográfico da AMP Studio, Miguel Pinto, agente musical da InSonoridades e, Pedro Pinheiro, Maestro da Orquestra Ligeira Juvenil e Coordenador Pedagógico da Escola de Música de Perre.

METÁFORA

Os Metáfora são um conjunto de Valença, composto por Nuno Fernandes (voz principal), Nuno Marques (teclados), Miguel Serra (bateria e voz secundária), André Coelho (baixo e voz secundária), Adrian Martins (guitarra) e João do Seixo (guitarra). Este projeto inicia-se em 2006 sob o nome de Copycat como uma banda que só trabalhava covers. Em 2013, decidem expandir-se criativamente através do desenvolvimento de temas originais e em português. A banda já tem no currículo uma demo e um EP gravados, e está em preparação de um terceiro trabalho.

MATAEE

Os Mataee são uma banda composta por Gonçalo Azevedo (voz e guitarra), David Miziuc (guitarra), João Marques (teclado), Miguel Barros (baixo) e Ruben Pais (bateria). Oriundos de Viana do Castelo, os 5 elementos desta banda juntaram-se para a criação do projeto em agosto de 2016. O estilo orienta-se na vertente progressiva do art rock e no indie, que provém de um vasto arsenal de influências. Os temas originais dos Mataee navegam pelos extremos opostos das emoções humanas apostando no conceito experimental. Os Mataee encontram-se atualmente a produzir um primeiro álbum, composto por 8 temas, e já atuaram em vários pontos da cidade de Viana, como o Cave Avenida e o Centro Histórico.

KIT

O trio lisboeta KIT, constituído por Lucas (voz e baixo), Bernardo (guitarra e segunda voz) e Gui (bateria), é o conjunto mais longínquo a participar nesta edição do Sounds Out!. Formado em novembro de 2016, os três artistas possuem todos passados em outras bandas, pelo que a experiência poderá ser um fator vantajoso. Sendo este projeto o mais sólido que todos tiveram até agora, a inspiração deste grupo vem do rock cantado em português, inspirado na melhor tradição de bandas como Xutos e Pontapés, Ornatos Violeta, UHF ou GNR. Os KIT são uma representação do rock puro e duro, com refrões orelhudos, cantados em português, e com instrumentais fortes assentes no binómio guitarra-bateria.

GATOR, THE ALLIGATOR

Por fim, os barcelenses Gator, The Alligator são o último conjunto que faz parte da final do Sounds Out!. Formados em outubro de 2017, o projeto de garage rock composto por Tiago André Faria Martins (Voz/Guitarra), Eduardo Jorge Ferreira de Castro (Guitarra), Ricardo Manuel Fernandes Tomé (Baixo) e Filipe Ferreira (Bateria) representam Gator, um jacaré hiperativo, que chegou agora e está pronto para soltar descargas elétricas em forma de ondas sonoras. Carregado de poderes místicos do fuzz, Gator, The Alligator promete hipnotizar todos aqueles que estiverem dispostos a submeterem-se aos encantos e feitiços deste animal.

AMET

Amet é um projeto recente, de setembro 2017, composto por André Correia (piano, voz e guitarra), Diogo Penha (Violoncelo), Paulo Pinto (percussão) e Jaime Alvarez (contrabaixo). Também de origem vianense, este conjunto vai buscar inspiração num incomum cruzamento entre o pop e a música erudita. apesar de ainda estar numa fase embrionária este projeto ousado e promissor pretende distinguir-se pela originalidade e pela diferente forma de abordar a música. Os Amet tentam, através deste concurso, ter a oportunidade de se exporem ao público e, possivelmente, gravarem um primeiro disco.

 

Na edição do ano passado, os vencedores foram os vila-franquenses The Oafs. Este 6º Sounds Out é organizado pela Escola de Música de Perre e tem vários parceiros, entre os quais a Câmara Municipal de Viana e a Rádio GEICE.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts