FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Categoria

29 Jan 2018

Ministra do Mar presente nas comemorações do 20º aniversário da chegada do Gil Eannes a Viana

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, será convidada na sessão de comemoração do 20º aniversário da chegada do navio Gil Eannes a Viana do […]

A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, será convidada na sessão de comemoração do 20º aniversário da chegada do navio Gil Eannes a Viana do Castelo. Apesar da efeméride ser no dia 31 de janeiro de 2018, por questões de agenda e protocolo, o evento vai ocorrer sábado dia 3 de fevereiro, e também estará presente o presidente da Fundação Gil Eannes, José Maria Costa, entre outros convidados.

As cerimónias começam pelas 16 horas de sábado, com sessão solene comemorativa e apresentação do livro “Os navios da pesca à linha”, escrito pelo canadiano Jean Pierre Andrieux, uma obra obrigatória na leitura para quem aprecia a temática marítima e a odisseia dos portugueses pelos mares da Terra Nova e Gronelândia, com fotos inéditas da “Faina Maior”, levada a cabo pela frota branca portuguesa – na Sala José Hermano Saraiva.

Depois serão inauguradas as exposições “ St. Jonh’s – Regaço de Navios e Pescadores”, na Sala José Hermano Saraiva; “Navios construídos em Viana do Castelo para a Pesca do Bacalhau”, na Sala de Exposições temporária; e “Uma Viagem no Tempo – Navios, Equipamentos, Instrumentos e Palamenta”, uma mostra inovadora com peças originais e únicas, do colecionador Manuel Mário Bola e da Fundação Gil Eannes.

Para assinalar os 20 anos serão também abertos novos espaços museológicos, uma Enfermaria com Altar, o Gabinete do Enfermeiro de Vela e 3 camarotes dos enfermeiros.

Depois de um enorme esforço da sociedade civil, o navio-hospital Gil Eannes foi salvo de um previsível desmantelamento por um sucateiro em finais da década de 90 do século XX, em 1998. Com a criação da Fundação Gil Eannes, o navio que se tornou num dos museus mais visitados em Portugal, vai comemorar o 20º aniversário da data em que chegou à cidade que o viu nascer e renascer, Viana do Castelo.

Últimas Noticias

Últimos Podcasts