FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Categoria

16 Jan 2018

Monção é o único concelho do distrito sem candidatos para as eleições locais do PS

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
Terminado o prazo para as entregas das listas para as eleições internas do Partido Socialista (PS) às concelhias e secções, que decorrem esta sexta-feira, Monção […]

Terminado o prazo para as entregas das listas para as eleições internas do Partido Socialista (PS) às concelhias e secções, que decorrem esta sexta-feira, Monção é o único concelho do distrito de Viana do Castelo sem candidatos a concorrer para a liderança daquele órgão local do partido.

À conversa com a GEICE, Miguel Alves, presidente da federação distrital do PS, desdramatizou a situação. “Como é sabido, estas eleições para as concelhias foram marcadas há relativamente pouco tempo, apanharam toda esta altura do Natal e da passagem de ano, e por isso houve aqui algumas questões que não puderam ser ultrapassadas”, revelou.

O responsável explicou que Monção “é a única concelhia que não tem liderança na comissão política neste momento”, visto que o presidente desta comissão apresentou demissão depois das últimas eleições autárquicas. Por isso, esta falta de liderança “torna mais difícil a agilização de determinados procedimentos”. “Isso não é drama nenhum”, reiterou Miguel Alves, recordando o facto de isto “já ter acontecido no passado”.

Para solucionar o caso, Miguel Alves sugeriu aos colegas de Monção que se realizasse a eleição do responsável para aquela concelhia no próximo dia 9 de março, em simultâneo com as eleições para a presidência da federação distrital do PS. Esta data foi marcada no mais recente Congresso Nacional do PS, que se realizou no último sábado.

Segundo o atual presidente da federação, esta ideia foi bem-recebida por parte dos membros do partido daquela área, e “já existe um conjunto de militantes que se estão a organizar para poder formar equipa”. O responsável admitiu ainda já haver “alguém que tem a vontade de liderar o processo a partir de Monção”, na pessoa de Paulo Esteves.

Miguel Alves resumiu dizendo que “não existe problema, não houve uma lista a seu tempo, então teremos que marcar nova data, para a nova data será proposta a do dia 9, e tenho a certeza que não haverá oposição por parte dos camaradas”.

As eleições do Partido Socialista desta sexta-feira incidem unicamente sobre as concelhias e “secções”. Estas secções são estruturas mais pequenas do que os concelhos, que dizem respeito a determinados territórios de menor dimensão. No caso de Viana do Castelo, existe a secção de Viana do Castelo – Cidade, a “Margem Esquerda” que diz respeito ao outro lado do rio, e ainda a secção referente à zona do Rio Neiva e Barroselas. Em relação a Caminha, existe a secção referente à vila de Caminha e outra para representar Vila Praia de Âncora.

Últimas Noticias

Últimos Podcasts