FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Categoria

24 Jan 2018

Monção promove sessões para sensibilizar 33 freguesias sobre alterações na defesa da floresta contra incêndios

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
A Câmara Municipal de Monção vai promover sessões de sensibilização nas 33 freguesias do concelho durante este mês de fevereiro, para informar as populações locais […]

A Câmara Municipal de Monção vai promover sessões de sensibilização nas 33 freguesias do concelho durante este mês de fevereiro, para informar as populações locais sobre as alterações do Sistema Nacional de Defesa da Floresta contra Incêndios introduzidas pela Lei n.º 76/2017, de 17 de agosto, e Lei n.º 114/2017, de 29 de dezembro. António Barbosa, autarca monçanense, vai visitar as freguesias acompanhado por elementos do gabinete de proteção civil do município, estrutura criada pelo atual executivo municipal, dando cumprimento a um compromisso com os monçanenses. O líder municipal afirma que “o Governo empurrou para as autarquias a responsabilidade de cumprir as recentes alterações legislativas, originando algumas críticas assertivas do poder local”, mas garante que, “apesar disso, como responsável pela proteção civil no concelho”, tem “a obrigação de cumprir a lei, informando e atuando em conformidade”.

Com o objetivo de preparar as sessões de sensibilização nas freguesias, realizou-se recentemente uma reunião com os 24 presidentes de junta do concelho, tendo como finalidade auscultar quem atua no terreno e está mais próximo das populações locais.

O autarca recorda que apesar de grande parte dos incêndios terem ocorrido no centro de Portugal, o concelho de Monção também sofreu, “e muito, com a propagação imparável das chamas que, inclusive, transpuseram o rio Minho, chegando ao concelho galego de As Neves”. Além de dois falecimentos indiretos, por inalação de fumo e queda na salvaguarda de alfaias agrícolas, os incêndios, que aconteceram em várias freguesias, resultaram numa área ardida de aproximadamente 5000 hectares, sensivelmente um quarto do território concelhio.

Últimas Noticias

Últimos Podcasts