FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Categoria

09 Jan 2018

Obras de artistas do Norte de Portugal e da Galiza exibidas no Porto

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
A Bienal de Pintura do Eixo Atlântico 2017/2018 já se encontra exposta no Palácio das Artes da Fundação da Juventude, no Porto. Aberta até ao […]

A Bienal de Pintura do Eixo Atlântico 2017/2018 já se encontra exposta no Palácio das Artes da Fundação da Juventude, no Porto. Aberta até ao próximo dia 30 de janeiro, esta 12ª edição da Bienal de Pintura vai focar-se em pintores de origem, ou residentes, do Norte de Portugal e da Galiza. Para esta edição, foram 29 os artistas escolhidos para representar as regiões. Este evento, que já conta com mais de 20 anos de história, pretende constituir um estímulo à criação artística, que deixa latente um intercâmbio cultural e divulga artistas do noroeste da península, o que contribui para uma maior dinâmica do panorama cultural europeu.

A obra que recebeu o primeiro prémio desta Bienal foi portuguesa, de Fátima Teles, que apresentou “Série 0, Desconstruindo”. Além do prémio principal, existe ainda o prémio Novos Talentos Luso-Galaicos, que pretende estimular o esforço e a criatividade dos mais jovens. Este prémio foi atribuído à obra “Fragmentos de Memória”, de Fábio Araújo.

A Bienal é organizada pelo Eixo Atlântico juntamente com a Fundação da Juventude e a Secretaria Geral de Cultura da Xunta de Galícia. É considerada como uma das três maiores exposições de pintura da Península Ibérica.

O Eixo Atlântico é uma entidade sem fins lucrativos que se dedica a apoiar todas as iniciativas que fomentem a cooperação transfronteiriça entre Portugal e Espanha. No total, são 37 as cidades incluídas neste projeto cooperativo entre o Norte de Portugal e a Galiza. Além de ser parte integrante do Eixo, Viana do Castelo foi uma das 12 cidades fundadoras. A génese do Eixo Atlântico encontra-se na Declaração do Porto, ratificada a 1 de abril 1992.

Findo o prazo da exposição, a mesma irá depois deslocar-se por mais 11 cidades para se dar a conhecer a outros públicos, até dezembro de 2018. Em Portugal, esta exposição irá transitar ainda por Braga, Peso da Régua, Maia, Santa Maria da Feira e por Barcelos.

App Geice Fm
App Geice Fm

Últimas Noticias

Últimos Podcasts