FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Categoria

27 Jan 2018

S. C. Vianense faz 120 anos em março e foi eleito Clube do Ano na II Gala do Desporto de Viana

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
Esta sexta-feira à noite, a Câmara Municipal de Viana do Castelo promoveu a II Gala do Desporto, com o júri a distribuir prémios por oito […]

Esta sexta-feira à noite, a Câmara Municipal de Viana do Castelo promoveu a II Gala do Desporto, com o júri a distribuir prémios por oito vianenses e instituições desportivas, destacando o centenário Sport Clube Vianense, que foi galardoado na noite de gala com o prémio Associação Desportiva / Clube do Ano. Recorde-se que o clube de Viana do Castelo tem atravessado dias complicados a nível financeiro e desportivo, mas aos poucos tem-se conseguido reerguer. Atualmente, o clube minhoto tem todos os escalões de formação a disputar as provas nacionais e tem aumentado o número de praticantes. Financeiramente, estabilizou de uma crise profunda que pôs em risco a sobrevivência do clube. O Vianense completa no próximo dia 13 de março 120 anos de existência e acaba de receber a primeira prenda de aniversário com esta eleição.

Como “Equipa do Ano” o júri distinguiu a EDV-Viana Trail, que apesar dos poucos anos de existência, já é considerada uma das melhores equipas nacionais, já que a equipa de trail da Escola Desportiva de Viana é tri-campeã Nacional de Trail Ultra Endurance.

Como “Dirigente do Ano” foi eleito Rui Natário, presidente da direção da Associação Juventude de Viana, colectividade fundada a 1 de dezembro de 1976. Natário, jovem empresário vianense de 37 anos de idade é dirigente da Juventude de Viana há 20 anos, contando já com 6 como presidente.

O clube que dirige, único no hóquei em patins sénior no concelho, tem nos últimos anos elevado o nome da cidade ao mais alto nível. A Juventude Viana tem disputado, consecutivamente, o campeonato nacional da 1ª divisão e as competições europeias. Financeiramente, o clube, parece estável, fruto da gestão rigorosa do dirigente e da direção.

Nesta segunda edição da Gala do Desporto de Viana do Castelo o júri distinguiu ainda Luís Cameira como “Treinador do Ano”. O treinador vianense de natação tem marcado presença nos maiores eventos mundiais da modalidade, incluindo os Jogos Olímpicos. O distinguido Cameira tem, na opinião do júri, contribuído com o trabalho e conhecimento técnico para o sucesso de vários atletas da terra.

No que toca a “Atleta Revelação do Ano”, em masculinos foi distinguido Pedro Neto, no futebol. O jogador vianense protagonizou, no ano passado, uma das transferências mais surpreendentes no mundo futebolístico. O atleta contratualmente ligado ao Sporting Clube de Braga foi emprestado à Lázio de Itália e disputa atualmente um dos campeonatos mais competitivos do mundo. A UEFA destacou a opção de compra que a Lázio detém sobre o atleta vianense, de 26 milhões de euros (que inclui também o passe de Bruno Jordão).

Como “Atleta Revelação do Ano Feminina” foi eleita Cláudia Ferreira, no Atletismo, do Sporting Clube de Portugal. Em 2017, a atleta foi Campeã Nacional Júnior no Lançamento do Dardo, alcançou 15 pódios nacionais (entre eles, alcançou 12 medalhas de ouro). A atleta é recordista nacional júnior de Lançamento do Dardo (51,50m) e alcançou a 7ª melhor marca de sempre no Dardo em absolutos.

Como “Atleta do Ano Masculino”, a Gala distinguiu o vianense Carlos Cruz, no Remo, do Viana Remadores do Lima. O atleta de 24 anos é recordista mundial nos 10000m (19-29 anos) Peso Ligeiro em Remo Indoor, Campeão Nacional de Clubes, Tri Campeão Nacional Remo Indoor Peso Ligeiro e Medalha de Ouro na Regata Internacional Paris, entre muitas outras conquistas.

Como “Atleta do Ano Feminina” foi escolhida Rafaela Araújo, canoísta do Darque Kayak Clube (DKC). Recorde-se que a vianense de apenas 20 anos de idade já é atleta internacional e de alto rendimento. Foi 3ª na Taça do Mundo de Maratona C1 sénior, 7ª no Campeonato da Europa de Maratonas C1 sénior absolutos. Disputou a Taça de Espanha de Slalom em K1 sénior, foi Campeã Nacional de Regatas em Linha (velocidade) C2 sénior e de Maratonas C2 sénior. Foi ainda Vice-campeã Nacional de Fundo C1 sénior, de Regatas em Linha C1 sénior e de Canoagem de Mar II SS2 sénior e 3ª no Campeonato Nacional de Maratonas C1 sénior.  Rafaela Araújo também venceu a Taça de Portugal de Tripulações de Fundo C2 sénior e a Taça de Portugal de Slalom C1 sénior.

O “Prémio Homenagem do Município”, que visava distinguir uma carreira desportiva, foi atribuído a Rui Sousa, atleta vianense que terminou em agosto passado uma carreira de 20 anos como ciclista.

Já o Prémio Especial do município vianense foi atribuído a Rui Pedro Martins Alves, treinador do Viana Remadores do Lima.

Do júri da II Gala do Desporto fez parte Vítor Lemos, vereador do desporto da Câmara de Viana, Pedro Bezerra, do Instituto Politécnico de Viana do Castelo / Desporto, o ex-selecionador nacional de hóquei em patins Rui Neto, o ex.-ciclista Rui Sousa, os ex-dirigente Amândio Silva e Albano Rocha, José Sérgio, da equipa de técnicos de desporto da autarquia vianense, e os jornalistas Pedro Xavier (Rádio Geice), Fernando Pereira (Jornal Alto Minho) e Cristina Torres (Direnor).

Na II Gala do Desporto de Viana do Castelo foram ainda homenageados 81 atletas vianenses que, nas mais diversas modalidades, foram campeões nacionais no ano de 2017 e 8 que subiram ao Pódio em Campeonatos da Europa e do Mundo.

App Geice Fm
App Geice Fm

Últimas Noticias

Últimos Podcasts