FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Categoria

22 Jan 2018

Várias escolas do distrito avançam para 2ª fase do “Prémio Ciência na Escola” da Fundação Ilídio Pinho

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
Foram várias as escolas do distrito de Viana do Castelo que avançaram para uma 2ª fase do concurso “Prémio Ciência na Escola”, que a Fundação […]

Foram várias as escolas do distrito de Viana do Castelo que avançaram para uma 2ª fase do concurso “Prémio Ciência na Escola”, que a Fundação Ilídio Pinho organiza anualmente, numa iniciativa dirigida a estabelecimentos escolares de todo o país. Para esta edição, escolas de todo o país apresentaram os seus planos na 1ª fase, o concurso de ideias, e várias escolas do Alto Minho apresentaram os projetos e foram selecionadas para a 2ª fase, onde irão receber financiamento para pôr estas ideias em prática. Das 1269 ideias apresentadas, 589 seguem para a fase seguinte.

No total, foram selecionados 12 projetos de 8 escolas do distrito, que se repartem entre os concelhos de Ponte de Lima (3), Ponte da Barca (1), Paredes de Coura (1) e de Viana do Castelo (3). As 3 escolas do concelho de Ponte de Lima foram a Escola Básica António Feijó, a Escola Básica de Freixo e a Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Ponte de Lima. No caso de Ponte da Barca e Paredes de Coura, foram escolhidos projetos da Escola Secundária de Ponte da Barca e da Escola Profissional do Alto Minho Interior (EPRAMI), respetivamente. Por fim, os representantes do concelho de viana do Castelo serão a Escola Secundária de Monserrate, a Escola Secundária de Santa Maria Maior e a Escola Básica e Secundária de Monte da Ola.

Os 12 projetos são repartidos entre 5 escalões, de acordo com o ciclo escolar nos quais as turmas responsáveis pelas ideias se encontram: 1º escalão para turmas do pré-escolar, 2º escalão para o 1º ciclo (1º ao 4º ano escolar), 3º escalão para o 2º ciclo (5º e 6º ano), 4º escalão para o 3º ciclo (7º,8º,9º ano), e 5º escalão para o ensino secundário e profissional (10º,11º, 12º ano e cursos profissionalizantes). Os projetos selecionados vão receber um financiamento de acordo com o escalão que integram para desenvolverem os projetos: 200 euros para o 1º escalão, 300 euros para o 2º, 400 euros para o 3º, e 500 euros para ambos 4º e 5º.

Em Ponte de Lima, a Escola Básica António Feijó foi a que conseguiu mais projetos selecionados, com 3: “Viagem pelo Mundo das Urtigas” (1º ciclo escolar), “Levar Ciência à AAPEL é receber sorrisos em troca!” (3º ciclo) e “Árvore D(á) Vida” (3º ciclo). No caso da Escola Básica de Freixo, foram escolhidos “Follow Hope” (3º ciclo) e “Meteo Freixo” (3º ciclo). Para terminar com este concelho, foi “Luvas para manipulação de utensílios quentes na restauração” (Secundário) o projeto levado a concurso pela Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Ponte de Lima.

A Escola Secundária de Ponte a Barca vai desenvolver “CIÊNCIA? ISSO É MÚSICA, BRO!” (Secundário) enquanto a turma de mecatrónica da EPRAMI de Paredes de Coura será responsável por “MARIA 4.0 – Mecatrónica Aplicada à Robótica Industrial e Automação 4.0 – Indústria sem Barreiras” (Secundário).

No caso das escolas do concelho de Viana do Castelo, a Escola Secundária de Monserrate vai desenvolver “resgate no Areal” (2º escalão) enquanto a Escola Secundária de Santa Maria Maior vai preparar o “Robot salva-vidas MM_2Save”. A Escola Básica e Secundária de Monte da Ola vai ainda desenvolver 2 projetos: “QADE Autistas” (3º ciclo) e “Botão Mensagem” (Secundário).

Agora, estes projetos seguem então para a segunda fase, onde as turmas terão que concretizar o que puseram em papel até ao 18 de maio, prazo limite para a entrega dos relatórios finais assim como da documentação necessária. Para a última fase serão selecionadas as 100 melhores concretizações, que seguirão para uma exposição pública em Lisboa no mês de junho, onde um júri irá finalmente designar os projetos vencedores do “Prémio Ciência na Escola”.

Últimas Noticias

Últimos Podcasts