FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Categoria

05 Jan 2018

Viana: Escola de Hotelaria e Turismo celebra o 10º aniversário com jantar especial

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
A Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo (EHTVC), situada no Castelo de Santiago da Barra, completa este ano o seu 10º ano […]

A Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo (EHTVC), situada no Castelo de Santiago da Barra, completa este ano o seu 10º ano de funcionamento. Para celebrar o ano especial que está a decorrer, a EHTVC organiza um jantar especial, marcado para as 19 horas do dia 10 de janeiro, nas instalações da escola, e que terá um custo de 15 euros.

Cristina Félix, diretora da EHTVC, explicou à GEICE que, apesar de o aniversário da escola ser a 17 de outubro, foi decidido não se realizar esta celebração naquele período, dadas as circunstâncias nas quais se encontrava o país. “O aniversário coincidiu com a altura dos incêndios e visto o nosso país estar com toda aquela desgraça, achámos que não fazia sentido estarmos a festejar”, explicou a diretora.

Precisamente por essa razão, foi decidido que este jantar, que será um ‘buffet’, fosse parte integrante de uma componente prática, que caracteriza a escola. O jantar tem o nome de “Evento X”. Neste jantar, pretende-se partilhar o orgulho comum de fazer ou ter feito parte da instituição, e serão recordados “X Momentos, X Histórias, X Experiências”. A diretora confirmou ainda que estarão presentes o “presidente da Turismo de Portugal, e individualidades da cidade e da zona Norte que ajudaram e que colaboraram sempre com a escola”.

Segundo Cristina Félix, o jantar é agora realizado no âmbito do módulo de ‘Técnicas de Organização de Eventos’ e está a cargo da atual turma finalista do curso de Gestão Hoteleira – Restauração e Bebidas. “Os alunos incluíram-no como tema para trabalho, no âmbito desta disciplina, e estão a fazer eles próprios a organização da celebração do aniversário da escola”, afirmou a responsável.

Este projeto pretende demonstrar as valências adquiridas pelos alunos ao longo da formação técnica e profissional, e Cristina Félix sublinhou esse trabalho realizado: “é uma das escolas de turismo mais prestigiadas a Norte de Portugal, realmente estes dez anos têm sido gratificantes em termos de contactos e em termos de trabalho para com os nossos alunos e para com o mercado empresarial da região Norte”.

Contando agora com uma década de existência, a diretora revela que “o balanço é bastante positivo, em dez anos de formação temos alunos espalhados por todo o mundo a trabalhar, alguns dos quais com alguns projetos em Portugal de bastante relevância, inclusive alunos que são já referência no mercado da hotelaria”.

A EHTVC foi inaugurada a 17 de outubro de 2007 e integra-se na rede de Escolas de Turismo de Portugal. Conta atualmente com 3 cursos diferentes: Cozinha e Pastelaria; Gestão e Produção de Cozinha; e Gestão Hoteleira – Restauração e Bebidas. Além das componentes práticas inerentes aos cursos, os alunos da escola têm ainda a oportunidade de melhorarem conhecimentos através do restaurante Santiago, um espaço pedagógico que se encontra aberto ao público durante o período de almoço, de segunda a sexta-feira.

Últimas Noticias

Últimos Podcasts