FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Categoria

09 Jan 2018

Viana inaugura primeira Rede Escolar de Ciência e de Apoio à Investigação Científica no país

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
Esta quarta-feira, pelas 15 horas, Viana do Castelo inaugura a primeira Rede Escolar de Ciência e de Apoio à Investigação Científica no país, um projeto […]

Esta quarta-feira, pelas 15 horas, Viana do Castelo inaugura a primeira Rede Escolar de Ciência e de Apoio à Investigação Científica no país, um projeto promovido pelo Geoparque Litoral de Viana do Castelo e desenvolvido no âmbito do Orçamento Participativo Escolar. A inauguração acontece na Escola Secundária de Santa Maria Maior e contará com a presença da Secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Fernanda Rollo.

A Rede Escolar de Ciência e de Apoio à Investigação Científica é constituída por 7 unidades laboratoriais instaladas nas escolas sede de agrupamento: Laboratório de processamento de amostras em sedimentologia, Laboratório de sondagem mecânica e geofísica, Laboratório de Comunicação de Ciência, Laboratório de processamento de amostras em petrologia, Laboratório de Microscopia e Petrografia, Laboratório de Fotogrametria e Laboratório da Memória.

São unidades de investigação descentralizada do Geoparque, concretizando o papel crucial das escolas e centros de investigação para o seu pleno desenvolvimento. Para além de consolidar a necessária aproximação das Escolas à Ciência – aos equipamentos, aos cientistas e aos problemas e metodologias em ciência – constitui o foco para que os professores e os alunos se permitam olhar para o território como um todo.

Ricardo Carvalhido, vereador com os pelouros do Ambiente e Biodiversidade, Ciência, Inovação e Conhecimento, já tinha explicado à Geice que querem tornar o território “atrativo do ponto de vista científico, para que os investigadores investiguem cá e dediquem parte do seu esforço de investigação em Viana do Castelo”.

A Rede Escolar de Ciência e de Apoio à Investigação Científica pretende apoiar o desenvolvimento e a implementação da metodologia de trabalho de projeto como a opção de fundo, e o foco central do desenvolvimento curricular nas escolas de Viana do Castelo. São também objetivos da rede estimular o conhecimento científico através da descoberta do meio local; promover o gosto e a prática da ciência em contexto fora da sala de aula; incentivar o intercâmbio de conhecimentos entre alunos e docentes do concelho e investigadores; e desenvolver a interdisciplinaridade.

Pretende-se apoiar a dinamização escolar de projetos fundamentados nos temas/domínios da comunicação de Ciência; projetos científicos interagrupamentos; sessões de divulgação científica à comunidade; recolha e registo de património imaterial; inventário e cadastro de património construído (incluindo arqueológico); conservação de amostras pedagógicas e científicas, e testemunhos de sondagem; estudos de apoio à interpretação dos paleoambientes; estudos de apoio à interpretação da paleobiodiversidade; estudos apoiados em sondagens da crosta terreste; monitorização e interpretação de processos dinâmicos; estudos baseados em fotografia aérea; preparação de amostras para datação absoluta; e preparação de amostras para estudos em palinologia.

 

Imagem escola: Olhar Viana do Castelo

App Geice Fm
App Geice Fm

Últimas Noticias

Últimos Podcasts