FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Categoria

03 Jan 2018

Viana: Peça “À Espera de Beckett ou Quaquaqua” no Teatro Sá de Miranda por três dias

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
Desta quinta-feira até sábado, o Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo, será palco de “À Espera De Beckett Ou Quaquaqua”, uma peça […]

Desta quinta-feira até sábado, o Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo, será palco de “À Espera De Beckett Ou Quaquaqua”, uma peça da autoria de Jorge Louraço. A encenação é, na realidade, uma homenagem ao conhecido ator Francisco Carlos Lopes Ribeiro, mais conhecido por Ribeirinho. A peça é apresentada na quinta-feira, pelas 16 horas, e às 21h30 de sexta-feira e sábado.

O famoso ator, cuja obra se caracterizou pela astuta aliança entre o lado popular da sociedade e o lado erudito do teatro, é homenageado com esta encenação pela reconhecida carreira que teve.

A peça está assente na reconstituição de três episódios distintos cujo pano de fundo é Portugal em diferentes épocas. Nesta encenação, o público acompanha quatro atores que tentam ensaiar uma peça de Beckett, “À Espera de Godot”, na esperança que o autor venha assistir ao ensaio, em dois momentos particulares da história de Portugal, a seguir às eleições de 1958 e a seguir à morte de Salazar. Já o terceiro episódio, um epílogo africano, situa-se com o país à beira da revolução.

Os episódios retratados baseiam-se em momentos reais da vida de Ribeirinho. O primeiro corresponde em concreto ao mês de abril de 1959, quando o ator tentou realizar “À Espera de Godot” numa digressão que marcou presença, inclusive, em Viana do Castelo.

No entanto, a mesma não teve o sucesso esperado, o que originou o segundo momento, agora em março de 1969, que corresponde à segunda tentativa de Ribeirinho em encenar a peça de Beckett, que falhou redondamente de novo. O terceiro episódio, a derradeira tentativa, decorre em 1973, desta vez com uma companhia de teatro itinerante por terras de Angola, dirigida a colonos e militares.

Os bilhetes já estão à venda, com um custo de 5 euros, e estão disponíveis na bilheteira do Teatro Municipal Sá de Miranda.

 

Últimas Noticias

Últimos Podcasts