FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 21 Jan 2018

Atletismo: Vianense Miguel Ribeiro conquista 20ª edição da Meia-Maratona Manuela Machado

Na manhã deste domingo, o atleta vianense Miguel Moniz Ribeiro, do Clube Olímpico Vianense, conquistou, pela primeira vez, a Meia-Maratona Manuela Machado, que chega este ano […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste
Luís Sérgio Gonçalves, grupo Fotografias de Viana do Castelo (Facebook)

Na manhã deste domingo, o atleta vianense Miguel Moniz Ribeiro, do Clube Olímpico Vianense, conquistou, pela primeira vez, a Meia-Maratona Manuela Machado, que chega este ano à 20ª edição. O jovem atleta completou a prova de 21 quilómetros em 1 hora, 6 minutos e 11 segundos. No segundo lugar chegou Daniel Pinheiro do Águias de Alvelos com mais 6 segundos que o vencedor e na terceira posição, ficou outro vianense, Ricardo Dias do Sporting CP com mais 20 segundos.

No feminino, a vitória foi para Filomena Costa, do Académico Jardim da Serra, com 1 hora, 14 minutos e 10 segundos. Em segundo ficou Mónica Silva e a fechar o pódio Doroteia Peixoto.

Recorde-se que esta é uma prova que já conquistou o seu espaço a nível nacional e internacional e que trouxe a Viana do Castelo mais de quatro milhares de atletas, destacando-se a participação de cerca de 1.000 galegos. A Meia Maratona Manuela Machado – Viana Fica no Coração foi acompanhada pela já tradicional Caminhada, uma iniciativa de cerca de 5 quilómetros que apoiou, este ano, a AMA – Associação de Amigos do Autismo de Viana do Castelo.

Recorde-se que, em novembro passado, a  Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou apoiar a esgrimista Carolina Oliveira, da Escola Desportiva de Viana (EDV), e o atleta Miguel Ribeiro, do Clube de Atletismo Olímpico Vianense (CAOV), com esperança de levar os dois desportistas aos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. Miguel Ribeiro é, segundo Vítor Lemos, vereador do desporto e vice-presidente da autarquia, “uma das grandes esperanças de voltarmos a ter um vianense nos Jogos Olímpicos”. “Estou convencido disso”, assumiu o responsável, realçando que o protocolo agora aprovado tem como meta levar o atleta às olimpíadas, através de um documento que junta Câmara Municipal, Clube de Atletismo Olímpico Vianense, Escola Superior de Desporto e Lazer (ESDL), o grupo Quercia e ainda a empresa Carlos Cambão Interiores.

Miguel Ribeiro tem 30 anos de idade e começou o seu percurso desportivo em 2001, no Cyclones Atlético Clube, sendo que a partir de 2008 representou o Sporting de Braga e, desde 2011, é atleta do Olímpico Vianense. Já em 2017 venceu a EDP-Corrida de São João de Braga, o Grande Prémio de Santo Tirso, foi segundo na 35ª meia maratona internacional de Macau, entre outras competições. Em 2016 sagrou-se vice-campeão de Portugal nos 10.000 metros que lhe valeu, nesse ano, a primeira convocatória à seleção nacional. Receberá um apoio mensal, por parte da autarquia, de 400 euros, sendo que o objetivo é o apuramento do atleta para o Campeonato da Europa em 2018, o Campeonato Mundial em 2019 e o Campeonato da Europa em 2020.

Foto: Arquivo

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts