FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Categoria

02 Fev 2018

Arcos de Valdevez: Município vai desenvolver ações de valorização da aldeia de Sistelo

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
O município de Arcos de Valdevez e a Junta de Freguesia de Sistelo vão desenvolver várias ações de valorização da área desta aldeia, incluída nas […]

O município de Arcos de Valdevez e a Junta de Freguesia de Sistelo vão desenvolver várias ações de valorização da área desta aldeia, incluída nas 7 aldeias-maravilha de Portugal e também reconhecida como monumento, sendo a primeira a nível nacional. Para tal, a autarquia pretende realizar várias iniciativas de preservação da paisagem da aldeia, e procedeu à apresentação de uma candidatura ao programa Valorizar, que ascende aos 400 mil euros, para financiar vários projetos.

O presidente da Câmara de Arcos de Valdevez, João Manuel Esteves, afirmou à GEICE que, neste momento, a Câmara “já está a fazer ações de melhoria” da aldeia de Sistelo, nomeadamente “em questões que têm a ver com a sinalética, com a limpeza de determinados espaços, com a organização de passeios e de promoção dessas atividades junto de promotores locais e privados”. Segundo o autarca, o propósito destas melhorias é “para que, efetivamente, se possa oferecer um produto turístico cada vez melhor em Sistelo”.

Além disso, a autarquia arcuense apresentou candidatura ao programa Valorizar, que pretende servir como financiamento para três eixos fundamentais. João Manuel Esteves precisou que um destes “tem a ver com a Casa Castelo de Sistelo”, onde é pretendido “recuperar o interior do edifício” que irá servir para a criação de “um centro para a biodiversidade”.  O segundo eixo assenta na criação de um espaço de “promoção e divulgação de produtos locais”, que também sirva para “consumo e degustação” destes produtos. Por fim, o terceiro tipo de ação é referente à “continuação dos trilhos e da ecovia” de Sistelo, de forma a dinamizar o turismo ecológico e os passeios.

Na passada quarta-feira, o autarca de Arcos de Valdevez e o presidente da Junta de Freguesia de Sistelo, Sérgio Rodrigues, estiveram reunidos com a Secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, e todos os outros representantes das 7 Aldeias Maravilhas, para debaterem assuntos relativos à constituição de uma rede de promoção destas aldeias.

App Geice Fm
App Geice Fm

Últimas Noticias

Últimos Podcasts