FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Categoria

09 Fev 2018

Artista monçanense Puskas expõe no Salão Nobre da Assembleia da República

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
O artista Puskas, nascido em Monção, vai expor cerca de 90 obras no Salão Nobre da Assembleia da República até 24 de março. O tema […]

O artista Puskas, nascido em Monção, vai expor cerca de 90 obras no Salão Nobre da Assembleia da República até 24 de março. O tema desta exposição, que inaugura no dia 21 de fevereiro, será o “Nobre Povo Imortal”.

À conversa com a GEICE, Puskas revelou que o convite surgiu por parte dos “deputados do Alto Minho”. Apesar de confessar desconhecer a razão concreta pela escolha, o artista revela achar que se trata de um reconhecimento pela extensa carreira. “São 40 e tal anos de atividade e penso que eles acharam que eu poderia ser uma das pessoas, um dos artistas, no âmbito daquilo que eles pretendiam levar para a Assembleia da República em relação à arte”, assumiu.

O monçanense foi convidado a desenvolver trabalhos e escolheu incidir sobre a temática da nobreza do povo português, e começou a trabalhar  neste conjunto de obras “há mais de um ano e meio”, considerando que “tem uma interligação com o espaço” onde vai expor.

Puskas resumiu o “raciocínio em termos de desenvolvimento do trabalho” dizendo que, para se inspirar, bastou “pegar no povo”. Detalhou que usou como fonte inspiradora “pessoas do povo, feitos históricos, pessoas que contribuíram para a História de Portugal, que levaram Portugal e o imortalizaram”.

Esta exposição “tem um cunho especial”, um “simbolismo como se fosse a primeira”, para o artista, visto ser em Lisboa, na Assembleia da República, “um espaço nobre”. “Penso que qualquer artista gostaria de expor neste espaço”, rematou.

A sessão de inauguração será seguida pela atuação dos artistas galegos Queiman e Pousa, composto pela cantora Andrea Pousa e do ator Bruxo Queiman, assim como uma prova de vinhos com o enólogo Anselmo Mendes.

Últimas Noticias

Últimos Podcasts