FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Categoria

16 Fev 2018

‘Contornos da Palavra’ abrem-se ao público em edição que homenageia “transgressões” de Almada Negreiros

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
No ano em que se assinalam os 125 anos do nascimento de Almada Negreiros, a 9ª edição dos Contornos da Palavra tem como subtema as […]

No ano em que se assinalam os 125 anos do nascimento de Almada Negreiros, a 9ª edição dos Contornos da Palavra tem como subtema as “transgressões”, em homenagem ao artista português. Maria José Guerreiro, vereadora com o pelouro da cultura na Câmara Municipal de Viana do Castelo, indica que “parece-nos inevitável convocar esta figura ímpar da cultura portuguesa pelo seu caráter multidisciplinar, pela sua atitude transgressora e desafiadora, pela sua totalidade enquanto artista”, indicando ainda que a segunda novidade da edição deste ano é que “desta vez, saímos do espaço escolar e estendemos as propostas de reflexão e transgressões a novos públicos”, com propostas oferecidas a toda a comunidade, numa iniciativa que realça “a palavra dita, escrita, desenhada, sonhada” de 23 de fevereiro a 03 de março.

Os ‘Contornos da Palavra’ são promovidos pela Câmara de Viana, em parceria com a rede de bibliotecas nacional. Esta é uma iniciativa que “todos os anos tem um grande enfoque nas atividades das escolas”, chegando a cerca de 9.000alunos de 80 turmas do concelho, desde os meninos do pré-escolar aos alunos do 12º ano de escolaridade, envolvendo 150 professores. Em abril de 2018 celebram-se os 125 anos do nascimento de Almada Negreiros, pelo a autarquia vianense quis prestar homenagem ao artista que era casado com uma “senhora que tinha muitas ligações a Viana do Castelo”, Sara Afonso.

Maria José Guerreiro destaca a atitude “transgressora e de rutura” do artista, que acabou por se tornar o tema desta edição dos ‘Contornos da Palavra’. Pela primeira vez, o programa inclui atividades para o público em geral, face às variadas solicitações da comunidade.

A programação inclui oficinas para professores, ofertas para o público, X Encontro de Bibliotecas Escolares, espetáculos e contadores de histórias, encontros com escritores e ilustradores, entre muito mais. Quase 9.000 alunos de Viana do Castelo vão “ter oportunidade de contactar com escritores, pintores, declamadores, atores”, em eventos que se vão espalhar pelas escolas, pela Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, Teatro Municipal Sá de Miranda, Museu de Artes Decorativos, entre outros espaços.

Dentro da programação, a 28 de fevereiro o ator Pedro Lamares vai declamar poesia no Teatro Sá de Miranda, num espetáculo aberto ao público. Também o músico Diogo Piçarra vai apresentar um trabalho sobre Fernando Pessoa aos estudantes vianenses.

 

Últimas Noticias

Últimos Podcasts