FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Categoria

27 Fev 2018

Distrito do Alto Minho a braços com 6 focos de incêndio esta terça-feira

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
Esta terça-feira, vários corpos de bombeiro do distrito já foram chamados para 6 ocorrências relacionadas com focos de incêndio. Estes fogos tendem a ser de […]

Esta terça-feira, vários corpos de bombeiro do distrito já foram chamados para 6 ocorrências relacionadas com focos de incêndio. Estes fogos tendem a ser de pequenas dimensões e estão a ser controlados rapidamente pelos meios deslocados.  Os focos de incêndio tendem a originar-se em queimadas que fogem ao controlo dos proprietários dos terrenos, mas não deixa de ser um número elevado de ocorrências para esta altura do ano.

Fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro indicou à GEICE que só esta terça-feira, meios já tinham sido ativados para lidar com fogos por 6 vezes. As localidades afetadas incluem Meixedo, concelho de Viana do Castelo, Lovelhe, concelho de Vila Nova de Cerveira, Vila Nova de Muia e Lindoso, concelho de Ponte da Barca, assim como Anais e Gandra, no concelho de Ponte de Lima.  As ignições em Anais e Meixedo encontram-se sob controlo, mas as outras frentes continuam ativas.

Recorde-se que, até 15 de março é obrigatório limpar o mato e cortar árvores 50 metros à volta das casas, armazéns, oficinas, fábricas ou estaleiros e 100 metros nos terrenos à volta das aldeias, parques de campismo, parques industriais, plataformas de logística e aterros sanitários. É também obrigatório limpar as copas das árvores quatro metros acima do solo e mantê-las afastadas pelo menos quatro metros umas das outras e cortar todas as árvores e arbustos a menos de cinco metros das casas e impedir que os ramos cresçam sobre o telhado.

Depois, até 31 de maio, as câmaras municipais podem substituir-se aos proprietários na limpeza do mato, sendo que os proprietários são obrigados a permitir o acesso aos terrenos e a ressarcir a autarquia do valor gasto na limpeza.

Últimas Noticias

Últimos Podcasts