FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Categoria

19 Fev 2018

Luís Pipa em concerto na Capela das Malheiras depois de obras de reabilitação

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
Este sábado, pelas 18 horas, o pianista Luís Pipa vai atuar na Capela das Malheiras, na rua Gago Coutinho, em Viana do Castelo, num concerto […]

Este sábado, pelas 18 horas, o pianista Luís Pipa vai atuar na Capela das Malheiras, na rua Gago Coutinho, em Viana do Castelo, num concerto com o tema “Do Romantismo ao Impressionismo, da Música Brasileira ao Jazz”. Este evento faz parte da iniciativa “Valorizar o Património com Música”, na qual serão realizados eventos em 8 edifícios privados reabilitados em parceria pela Câmara de Viana do Castelo. A troco do investimento para as obras, que totaliza 300 mil euros, a autarquia vai poder realizar eventos abertos ao público nestes espaços.

Luís Pipa revelou à GEICE que este concerto “inicia uma série de recitais” dedicados a “vários compositores de diferentes épocas”.  A escolha do tema deve-se ao facto do pianista querer fazer “uma apresentação de várias épocas e estilos ao longo da história da música”.  Neste concerto, Luís Pipa vai interpretar “algum repertório que gosta de tocar”, que inclui Chopin e uma homenagem a José Vianna da Motta, através da interpretação de temas de Philipp Scharwenka, que foi professor deste virtuoso português.

O pianista também sublinhou que tocar na Capela das Malheiras é algo “interessante” e “diferente”, afirmando que “é sempre uma experiência gratificante estar em locais que têm uma história própria e uma cultura própria”. “Qualquer sítio em que se toca que é novo é uma surpresa, tanto a nível de ambiente como a nível acústico”, rematou Luís Pipa.

“Valorizar o Património com Música” deriva do programa autárquico “Valorizar o Património”, anunciado em março do ano passado. A Capela das Malheiras é um dos 8 edifícios inseridos neste âmbito, e já foi reabilitada. O custo das obras elevou-se aos 50 mil euros, dos quais 36 mil foram comparticipados pelo município. Está previsto que, além deste concerto, sejam realizados mais 4 eventos musicais na Capela das Malheiras.

Os outros edifícios incluídos no programa “Valorizar o Património” são a Igreja de S. Domingos e Capela de Nossa Senhora da Agonia, na cidade de Viana, assim como a Capela de Santa Catarina, em Monserrate, a Igreja de S. Pedro de Serreleis, a Igreja de S. Tiago de Castelo de Neiva, Cruzeiro de Santa Marta de Portuzelo e Cruzeiro de Nosso Senhor da Saúde, na freguesia de Vila de Punhe.

App Geice Fm
App Geice Fm

Últimas Noticias

Últimos Podcasts