FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Categoria

03 Fev 2018

Obras na Frei Bartolomeu decorrem “a bom ritmo” e primeiro bloco estará pronto ainda em 2018

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo referiu, este sábado, após uma visita do Ministro da Educação às obras que acontecem na Escola […]

O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo referiu, este sábado, após uma visita do Ministro da Educação às obras que acontecem na Escola EB 2,3 Frei Bartolomeu dos Mártires, que a empreitada decorre “a bom ritmo“ e que o primeiro bloco deverá estar pronto até ao final de 2018. “Neste momento a obra está a decorrer a bom ritmo, a previsão é que este primeiro bloco possa estar concluído ainda este ano e a totalidade da obra estará pronta até ao ano letivo 2019/2020”, referiu o autarca, indicando que é uma intervenção “que tem a sua sensibilidade” visto que parte dos alunos está a ter aulas ainda na escola, tendo outra parte sido deslocada para a Escola Secundária de Santa Maria Maior, o “liceu” de Viana.

Durante a visita, o Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, considerou a Frei “emblemática” na cidade de Viana. “É uma escola que tem uma identidade, que as pessoas acarinham, e aquilo que estamos a fazer em conjunto, com a generosidade da Câmara Municipal, é permitir que a escola tenha uma nova vida”, referiu o governante.

Recorde-se que as obras de requalificação da escola, com um orçamento superior a 5,8 milhões de euros, iniciaram em finais de agosto do ano passado, com um prazo estimado de 18 meses. O projeto em curso vai requalificar de forma parcial os dois blocos de salas e o pavilhão gimnodesportivo. Foi entretanto demolido o antigo edifício de receção e está a ser construído um novo edifício, de raiz, para albergar a nova biblioteca, a nova cantina, bem como sala de professores, áreas de apoio e ainda algumas salas de aula. Do projeto fazem ainda parte melhorias da área envolvente, nomeadamente no estacionamento e na criação de um arruamento paralelo, para maior segurança dos alunos.

Na Frei Bartolomeu dos Mártires estudam atualmente cerca de 630 alunos. Esta empreitada na escola que data de 1980 já estava prevista desde 2011, com a intervenção classificada como urgente. As obras na escola Frei Bartolomeu dos Mártires estiveram mesmo para acontecer na quarta fase do Parque Escolar, mas acabaram por não avançar devido à suspensão deste programa de requalificação de edifícios escolares.

Últimas Noticias

Últimos Podcasts