FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 06 Fev 2018

Remo: Cinco nações Europeias disputam Regata Internacional Centro de Mar 2018

Realiza-se no próximo fim-de-semana em Viana do Castelo, dias 10 e 11 de Fevereiro, com organização do Viana Remadores do Lima, a V Edição da […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

Realiza-se no próximo fim-de-semana em Viana do Castelo, dias 10 e 11 de Fevereiro, com organização do Viana Remadores do Lima, a V Edição da Regata Internacional de Fundo – Centro de Mar, na modalidade de Remo, aberta à competição das embarcações “raínha” da modalidade, Shell de oito remadores com timoneiro (masculinos) e 4 X (femininos), nas categorias de absolutos e júniores.

Esta regata nasceu no âmbito do projeto “Centro de Mar”, desenvolvido pelo municipio de Viana do Castelo em parceria com as coletividades locais que se dedicam à prática e desenvolvimento dos desportos náuticos, nomeadamente o Surf, Canoagem, Vela e Remo. O “Centro de Mar” aposta no desenvolvimento da náutica de recreio, escolar, formativa e competitiva no concelho de Viana do Castelo.

Na edição deste ano vai iniciar a promoção e inclusão do remo adaptado. Para o efeito o VRL vai contar com a presença de skiffs adaptados e uma embarcação Shell 8+ masculina italiana. Esta equipa oriunda do clube Società Canottieri Armida em Turim intitulada “Shell 8+ Open Mind”, já mostrou ter alguma experiência em regatas de fundo internacionais como em Zagreb, Amesterdão e Viena, sendo ela composta por atletas entre os 18 e 30 anos com deficiência intelectual-relacional. Este projeto já foi felicitado pelo presidente da FISA Jean-Christophe Rolland.

Na V edição desta regata, que já é considerada um dos principais eventos Ibéricos na modalidade de remo em provas de fundo, estão já confirmadas as fortes tripulações do Real Club Náutico de Vigo e Clube Remo Mino de Espanha, Armida Società Canottieri, Torino, Itália, Belvoir Ruderclub Zürich, Zurich, Suiça e Warsaw Rowing Association, da Polónia e Agecroft Rowing Club da Inglaterra bem como todos os grandes clubes do remo nacional, que nos últimos anos têm dominado nesta categoria de embarcações. Destacam-se ainda a presença do clube da casa, vencedor da I edição, o VRL – Viana Remadores do Lima e atual campeão nacional de clubes.

A organização conta com aproximadamente 264 (84 femininos e 180 masculinos) atletas distribuídos por 41 embarcações.

Visando a promoção e o espetáculo, este evento desenrola-se em dois dias consecutivos. No sábado dia 10, pelas 11h30 realiza-se um conjunto de 20 regatas de Sprint na distância de 400 m na Doca Gil Eanes de Viana do Castelo e no dia 11 de Fevereiro, pelas 11h30m, regata de fundo em circuito, na distância de 6.500 m, com saída na Praça da Liberdade e chegada em frente ao Centro de Remo.

Estão em disputa para além do troféu, 1.425 euros em prize – money.

Paralelamente ao evento está a decorrer entre o dia 03 e 16 fevereiro a exposição de fotografia “Regata Internacional Centro de Mar” patente na Santa Casa de Misericórdia de Viana do Castelo, Praça de República, onde figuram alguns dos principais momentos remo registados pelos fotógrafos, Delfina Brochado, Arménio Belo, Laureano Freixo, Matias Novo, Miro Cerqueira, Vítor Roriz, José Esteves, Jaime Pereira, Luís Gonçalves.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts