FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Categoria

08 Mar 2018

Ciclo de conferências “Mundo de Culturas” arranca sábado em Caminha

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
Este sábado, arranca em Caminha o ciclo de conferências “Mundo de Culturas”, inserido no âmbito do projeto “Alto Minho 4D – Viagem no Tempo”. O […]

Este sábado, arranca em Caminha o ciclo de conferências “Mundo de Culturas”, inserido no âmbito do projeto “Alto Minho 4D – Viagem no Tempo”. O objetivo deste ciclo é ter, em cada mês, uma conferência na sede de um dos 10 municípios do Alto Minho, tomando por tema os diferentes períodos da história associados a cada uma das rotas culturais que serão criadas no distrito. Em cada sessão, pretende-se ainda contribuir para um contato com o património cultural, através de visitas guiadas a locais onde se encontram exemplares significativos de cada rota.

A primeira conferência do ciclo é “Os Primeiros Habitantes do Vale do Minho”, e tem como referência a rota do Megalitismo e Arte Rupestre no Alto Minho. Nesta palestra, o painel de discussão inclui professores de renome desta área, como Sérgio Monteiro Rodrigues e Alberto Gomes, da Universidade do Porto, João Pedro, da Universidade de Lisboa, e os espanhóis Eduardo Méndez-Quintas, Manuel Santoja  e Alfredo Pérez-González , do Centro Nacional de Investigación sobre la Evolución Humana (CENIEH), em Burgos. Esta conferência inicia-se pelas 11 horas e vai decorrer no auditório do Teatro Municipal Valadares de Caminha.

A conferência seguinte, apresentada pela professora Ana Bettencourt, da Universidade do Minho, intitula-se “O Megalitismo e a Arte Rupestre na Alto Minho. Mapa atualizado para novas rotas da arte paleolítica”. Durante a tarde, os participantes irão realizar uma visita de estudo pelos vários recursos patrimoniais que integrarão esta rota do Megalitismo e Arte Rupestre.

Nos próximos meses, as conferências vão realizar-se em Monção, no dia 7 de abril, com a “Rota dos Castros”; Ponte de Lima, a 5 de maio, com a “Rota do Romano”; Ponte da Barca, 16 de junho, com a “Rota do Românico”; Valença, 22 de setembro 2018, com a “Rota dos Castelos e Fortalezas” ; Melgaço, no dia 20 de outubro, com a “Rota dos Mosteiros”; Viana do Castelo, a 17 de novembro, com a “Rota dos Descobrimentos”; Arcos de Valdevez, no dia 8 de dezembro para a “Rota do Barroco”; Paredes de Coura, no 12 de janeiro do próximo ano, com a “Rota da Arquitetura Tradicional”; e, por fim, Vila Nova de Cerveira, no dia 9 de fevereiro 2019, com a “Rota do Contemporâneo ao Futuro”.

As conferências decorrem sempre aos sábados, com início às 11 horas e, depois do almoço, segue-se uma visita de estudo. A participação nestas sessões e visitas é gratuita e livre. A organização destas conferências é da responsabilidade da Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho), financiadas pelo Norte 2020, e inserem-se no âmbito do programa das comemorações do Ano Europeu do Património Cultural em Portugal.

App Geice Fm
App Geice Fm

Últimas Noticias

Últimos Podcasts