FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Categoria

19 Mar 2018

Cineteatro de Vila Nova de Cerveira recebe a palestra “Entender o Autismo” esta quarta

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
Na quarta-feira, o Cineteatro de Vila Nova de Cerveira vai receber a palestra “Entender o Autismo”, apresentada por Susana Silva e Joe Santos, fundadores da […]

Na quarta-feira, o Cineteatro de Vila Nova de Cerveira vai receber a palestra “Entender o Autismo”, apresentada por Susana Silva e Joe Santos, fundadores da Associação Vencer Autismo. Esta sessão, organizada pela Santa Casa da Misericórdia de Vila Nova de Cerveira, pretende sensibilizar as pessoas para a mudança do estigma negativo à volta deste fenómeno. A palestra, gratuita, é uma ação de sensibilização de caráter informativa e interativa, na qual os oradores vão partilhar durante cerca de 2 horas várias experiências, assim como dar a conhecer o trabalho que desempenham no âmbito desta associação fundada em 2010.

Susana Silva, oradora nesta sessão, afirmou à GEICE que a realização deste tipo de iniciativas é “fundamental” para quem convive com o autismo. “Nós percebemos nas palestras que há muita falta de formação, muita falta de informação. O Autismo ainda está muito escondido apesar de termos cada vez mais crianças diagnosticadas com autismo”, precisou.

Para a responsável, é necessário que “a sociedade se mova no sentido da aceitação, de entenderem, porque o verdadeiro problema do autismo não é o autismo em si, é a falta de aceitação que existe”.

A sessão dirige-se a profissionais de saúde, professores, auxiliares de educação, pais e familiares de crianças com perturbação do espectro do autismo, mas Susana Silva faz questão de sublinhar que a palestra é preparada para que “qualquer pessoa com curiosidade” possa assistir, de forma a conseguir alcançar o maior número de pessoas possível.

No total, já foram ajudadas mais de 400 crianças e famílias pela Vencer Autismo. Além de informação, ferramenta mais importante no combate aos estigmas, a associação também divulga meios e apoios terapêuticos e psicológicos a todos aqueles que convivem com indivíduos que sofrem de transtornos do espectro autista.

As causas do surgimento de autismo ainda desconhecidas, mas sabe-se que ocorre em 1% de todas as crianças do mundo. Pode afetar pessoas de qualquer nacionalidade, origem cultural, religiosa e social, embora pareça afetar mais homens do que mulheres, com um rácio de quatro homens por cada mulher.

Esta palestra é gratuita, mas requer inscrição, junto do município cerveirense ou da associação. Quem desejar poderá obter um certificado de participação no final, que tem um custo de 5 euros.

Últimas Noticias

Últimos Podcasts