FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Categoria

15 Mar 2018

Viana: Mesa dos 3 Abades simboliza “união” entre Barroselas, Mujães e Vila de Punhe

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
O brinde da Mesa dos 3 Abades volta a realizar-se pelas 12h30 da segunda-feira de Páscoa, no Largo das Neves, que é o ponto comum […]

O brinde da Mesa dos 3 Abades volta a realizar-se pelas 12h30 da segunda-feira de Páscoa, no Largo das Neves, que é o ponto comum entre as freguesias de Mujães, Vila de Punhe e a União de Freguesias de Barroselas e Carvoeiro, no concelho de Viana do Castelo. Durante o acontecimento, os 3 compassos pascais destas terras unem-se num brinde e, a seguir, é hasteada a bandeira de Nossa Senhora das Neves, marcando-se assim o início das festas das Neves. A Mesa foi criada no século XVII por 3 abades como símbolo do fim da discórdia dos limites entre as localidades.

Para Rui Sousa, presidente da União de Freguesias de Barroselas e Carvoeiro, este brinde está “enraizado no que são as culturas destas freguesias”, e considera ser “saudável ver este agrupamento de toda a gente”, que traz “largas centenas” de pessoas ao local.

José Duarte, presidente da Junta de Freguesia de Mujães, afirma que “o brinde simboliza a união”, e explica que este evento “tem a sua importância” precisamente “por ser realizado pelas 3 freguesias”.

No caso do presidente da Junta de Freguesia de Vila de Punhe, António Costa, a importância desta celebração reside no “fortalecimento dos laços de amizade e de bom convívio entre a comunidade” e representa também “uma oportunidade de abrilhantar estas festas da Páscoa”, com um “convívio mais natural”. “É de salutar que se continuem a preservar estas tradições”, rematou.

À volta da mesa, os responsáveis pela Cruz de cada freguesia assim como os respetivos párocos brindam com vinho do Porto e doces espalhados ao longo da mesa de pedra, onde são acompanhados por cantares e grupos musicais que atuam e animam a festa.  Este evento, organizado pela Comissão das Festas das Neves, foi retomado há mais de 20 anos.

App Geice Fm
App Geice Fm

Últimas Noticias

Últimos Podcasts