FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 11 Abr 2018

Viana do Castelo: Encontros Interculturais já começaram e decorrem até sábado

Até ao próximo sábado, dia 14, a cidade de Viana do Castelo acolhe os Encontros Interculturais, evento promovido pela autarquia em parceria com diversas instituições, […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

Até ao próximo sábado, dia 14, a cidade de Viana do Castelo acolhe os Encontros Interculturais, evento promovido pela autarquia em parceria com diversas instituições, que quer promover a união entre os cidadãos através de propostas variadas.

O arranque da iniciativa aconteceu, na terça-feira, na Biblioteca Municipal com a sessão de informação “Contratação de trabalhadores estrangeiros: integração de imigrantes”, com a presença da Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) e do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF).

Hoje, quarta-feira, pelas 10h15, a Escola Secundária de Monserrate recebe “Migrações: oficina de improvisação teatral”, dirigida aos jovens do ensino secundário, com a Associação Juvenil de Deão. Ao longo dos próximos dias a “Biblioteca Humana” vai circular pelo concelho, passando pela Academia Sénior da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESTG-IPVC), Escola Secundária de Monserrate e Switch On.

 No sábado, pelas 11 horas, o Mercado Municipal de Viana do Castelo vai apresentar a “Oficina de Cozinha do Mundo: cozinha de São Tomé e Príncipe”.
Recorde-se que, até dia 22 de abril, está a decorrer a votação para o Prémio de Boas Práticas de Participação 2017 e o Município de Viana do Castelo conta com um projeto entre as cinco práticas finalistas. Os “Momentos i”, desenvolvidos pela Câmara Municipal, traduzem-se num conjunto de ações (momentos) destinadas aos imigrantes, em que o principal objetivo é promover o seu acolhimento e integração na comunidade local, independentemente da condição de imigrante (estrangeiros reformados, estudantes, refugiados, pessoas à procura de melhores condições de vida, beneficiários de proteção subsidiária).

“Momentos i” abrangem várias áreas, nomeadamente cultura, educação, lazer, desporto e coesão social, com ações que são desenvolvidas ao longo de todo o ano, umas de forma regular (semanal ou mensal) e outras mais pontuais, como a “Cozinha do Mundo”, as “Conversas em Português”, as “Conversas na língua materna de alguns imigrantes”, as “Danças do Mundo” e os “Convívios interculturais”.

A votação acontece em www.portugalparticipa.pt e cada uma das pontuações, entre votação do júri e votação pública, terá um peso de 50% na pontuação final.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts