FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 22 Abr 2018

Viana do Castelo oferece livros a quem se inscrever na Biblioteca Municipal no Dia Mundial do Livro

O município de Viana do Castelo vai oferecer um livro a cada utilizador que se inscrever na Biblioteca Municipal a 23 de abril, data em […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

O município de Viana do Castelo vai oferecer um livro a cada utilizador que se inscrever na Biblioteca Municipal a 23 de abril, data em que se assinala o Dia Mundial do Livro. Os utilizadores que se inscreverem na biblioteca vianense já usufruem gratuitamente do serviço de empréstimo das obras, mas, esta segunda-feira, o equipamento vai presentear os novos utilizadores.

Para além disso, será também distribuído um marcador alusivo à efeméride com excertos de textos de diferentes autores e serão recolhidas sugestões sobre os livros que os leitores gostariam de ler para que a Biblioteca Municipal de Viana do Castelo os possa disponibilizar no caso de não os possuir.

Recorda-se que, em fevereiro, a Biblioteca Municipal assinalou os 130 anos de existência. O equipamento municipal foi criado em 16 de fevereiro de 1888, na sequência da proposta apresentada em sessão de Câmara pelo vereador José Malheiro Reymão, sendo presidente Luís de Andrade Sousa.

A biblioteca já passou por seis edifícios e, na atualidade, está instalada num edifício da autoria do arquiteto Álvaro Siza Vieira. Enquadrada com o rio e com o centro histórico da cidade, a Biblioteca foi construída em betão branco, que recobre uma extraordinária e complexa estrutura em ferro, sendo o embasamento em granito.

As salas são inundadas de luz natural graças aos originais lanternins e às grandes janelas panorâmicas sobre o rio Lima e sobre o centro histórico. Este equipamento camarário tem uma área total de 3.130 metros quadrados divididos por dois pisos, sendo o piso inferior destinado aos serviços técnicos, gabinetes de trabalho e de consulta especializadas, áreas de depósito e de atendimento, reservando-se o andar sobrelevado às salas de leitura para adultos e crianças.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts