FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 06 Jun 2018

Auto da Floripes regressa ao Algarve, 40 anos depois

O Núcleo Promotor do Auto da Floripes 5 de Agosto vai representar o Auto da Floripes, a 30 de junho, na Praça da República de […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

O Núcleo Promotor do Auto da Floripes 5 de Agosto vai representar o Auto da Floripes, a 30 de junho, na Praça da República de Tavira, 40 anos depois de ter sido apresentado em Silves.

Em comunicado, hoje o Núcleo Promotor do Auto da Floropes 5 de Agosto adiantou ter sido convidado por aquela cidade algarvia, estando a deslocação a ser “articulada” com a Comissão de Festas da Senhora das Neves, as autarquias locais e a Câmara Municipal de Viana do Castelo.

“Depois de representado, pela primeira vez, na região das Astúrias, o Auto da Floripes será apresentado no Algarve, ou seja, no mesmo ano será exibido em duas regiões simbólicas da reconquista cristã – onde teve início na Península Ibérica (Astúrias) e onde terminou em Portugal (Algarve). Para além disso, é um regresso ao Algarve, 40 anos depois da presença memorável em Silves (1978).  A presença do Auto da Floripes em Tavira terá a companhia de 16 músicos da Associação Musical de Vila Nova de Anha”, adiantou a coletividade em comunicado.

A presença do Auto da Floripes “contribuirá para a promoção do património nacional e da comunidade que lhe serve de suporte, mas também para a sensibilização local e para a motivação e a coesão dos comediantes”.

A representação popular é levada à cena todos anos na tarde de 05 de agosto, durante as festividades do lugar das Neves, comum a três freguesias, Vila de Punhe, Mujães e Barroselas, todas na margem esquerda do rio Lima, em Viana do Castelo.

O auto é representado por cerca de 25 comediantes populares da região e baseia-se num episódio extraído da guerra entre o imperador Carlos Magno e o rei Turco Almirante Balaão, uma guerra entre cristãos e mouros, que os primeiros acabam por vencer.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts